in

Henkel apresenta forte desempenho no segundo trimestre

Com 5.098 milhões de euros, as vendas da Henkel no segundo trimestre atingiram um novo patamar histórico e cresceram nominalmente 9,6% em relação ao trimestre anterior.

As aquisições e desinvestimentos representam 7,4% desse crescimento, principalmente como resultado da aquisição da The Sun Products Corporation. Os efeitos cambiais foram globalmente neutros. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e as aquisições/desinvestimentos, apresentaram um aumento de 2,2%.

A unidade de negócios Adhesive Technologies registou um crescimento muito forte nas vendas orgânicas de 3,4%. Na unidade de negócios Beauty Care, as vendas orgânicas mantiveram-se no mesmo nível do trimestre anterior. A unidade de negócio Laundy & Home Care registou um aumento nas vendas orgânicas de 2,1%.

Os mercados emergentes deram novamente uma contribuição acima da média para o crescimento orgânico do grupo, mostrando um aumento nas vendas orgânicas de 4,7%. Os mercados maduros registaram um crescimento nas vendas orgânicas de 0,5%.

Num mercado caracterizado pela alta pressão promocional e de preços, a Europa Ocidental registou um crescimento de vendas orgânicas ligeiramente negativo de 1,2%. Todas as outras regiões conseguiram crescer as vendas organicamente: na Europa Oriental, as vendas cresceram 5,2%. África/Médio Oriente registaram um crescimento de vendas de 1,1%. As vendas na América do Norte aumentaram 3,2%. A América Latina alcançou um crescimento de vendas de 6,1% e na região Ásia-Pacífico as vendas cresceram 4,8%

O lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou em 11% para 909 milhões de euros. As três unidades de negócio contribuíram para esse desempenho positivo. O retorno sobre as vendas ajustado (EBIT) subiu 0,2 pontos percentuais para 17,8%. O lucro ajustado por ação preferencial (EPS) cresceu 10,7% de 1,40 euros para 1,55 euros. O capital líquido de gestão como percentagem de vendas melhorou 0,1 pontos percentuais para 5,2%.

A Henkel confirma, assim, as perspetivas para o ano fiscal de 2017. Espera gerar um crescimento nas vendas orgânicas de 2% a 4% e antecipa que cada unidade de negócio gerará um crescimento nas vendas orgânicas que se situará nesta margem. Para o retorno ajustado sobre as vendas (EBIT), a Henkel espera um aumento em relação ao ano anterior para mais de 17% e um aumento no lucro ajustado por ação preferencial de 7% a 9%.

Internet

Smartphone é a nova câmara das famílias portuguesas

Lucros da Coca-Cola European Partners crescem 102%