Há exatamente 100 anos, a Henkel começou a vender as primeiras soluções de adesivos para empresas vizinhas. Desde o desenvolvimento de adesivos para embalagens de detergentes de roupa para uso próprio, até às atuais soluções avançadas em mais de 800 segmentos da indústria, os adesivos, selantes e revestimentos funcionais da empresa são parte integrante de inúmeros bens de consumo e industriais.
“Com o nosso espírito pioneiro e força inovadora, nos últimos 100 anos, tornámo-nos no maior fabricante mundial de adesivos, selantes e revestimentos funcionais, criando valor para mais de 100 mil clientes da indústria, bem como milhões de consumidores. O nosso próximo passo para criar valor na indústria em todo o mundo passa por desenvolver as soluções sustentáveis necessárias que permitem a circularidade e a redução de CO2”, explica Mark Dorn, Executive Vice President Henkel Adhesive Technologies. “Naquela época, como agora, colaboramos com os nossos clientes para transformar desafios em oportunidades e inovar produtos e soluções.”
Um século de história
Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a ocupação do Reno e do Vale do Ruhr ameaçou causar falta de adesivos na sede da empresa em Düsseldorf, necessários para vedar as próprias embalagens de detergentes que produzia. Em 1922, a Henkel começou a desenvolver e produzir papel, cartão e adesivos para embalagens para uso próprio.
Com a construção e funcionamento da sua fábrica de adesivos, a empresa passou a vender também produtos adesivos para empresas vizinhas, a 26 de junho de 1923. Os primeiros produtos foram a cola Mala para pintores e cola Tapa para papel de parede, ambas à base de farinha de batata.
Adhesive Technologies foi pioneira globalmente através de invenções patenteadas, poder de inovação e aquisições estratégicas. As invenções, por exemplo, incluem o primeiro tubo de cola Pritt, em 1969, que se inspirou no mecanismo do batom e revolucionou os trabalhos manuais por mais de 50 anos. Em 2001, a Pritt recebeu o selo de qualidade “Space-Proof” e foi enviado para a Estação Espacial Internacional.
No sector industrial, as soluções de adesivos da Henkel transformaram os processos de produção e design de produtos nos sectores automóvel, eletrónico, packaging, entre outros. Com a aquisição da Loctite Corporation, em 1997, hoje, a Loctite é a maior marca de adesivos do mundo.
A Henkel demonstrou as diversas capacidades de desempenho das suas soluções de várias formas nos últimos 100 anos. Em 1987, por exemplo, os produtos Ceresit foram usados na renovação da Grande Muralha da China e, em 2015, a Henkel desenvolveu um adesivo personalizado para recolocar profissionalmente a barba da famosa Máscara funerária de Tutankhamon.
“Estamos muito orgulhosos da nossa história de sucesso de 100 anos na Henkel Adhesive Technologies. Observando os últimos 100 anos, vemos de forma impressionante o desenvolvimento contínuo do nosso know-how tecnológico e experiência de mercado. Com esta forte história de inovação e conquistas notáveis no nosso historial, acreditamos num futuro brilhante onde Adhesive Technologies continue a fazer história e a criar as soluções de amanhã”, concluiu Mark Dorn.
Desenvolvimento de soluções sustentáveis
Hoje, o foco central das atividades de inovação da Adhesive Technologies é o desenvolvimento de soluções sustentáveis para os clientes. Além disso, a Henkel oferece cada vez mais um portfólio assente na reciclabilidade de, por exemplo, embalagens ou bens de consumo e a capacidade de reutilização de produtos do dia-a-dia.
Para potenciar as capacidades de inovação para o próximo nível, a Adhesive Technologies abriu o Inspiration Center Düsseldorf, na sede, em 2022. Neste centro de inovação com mais de 30 laboratórios, mais de 650 especialistas da Henkel trabalham em soluções eficazes e sustentáveis em adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Ao mesmo tempo, o edifício de última geração serve como um centro global de clientes, onde Adhesive Technologies apresenta todo o seu portfólio de tecnologia e fortalece a colaboração com os clientes de mais de 800 áreas da indústria.
Em 2023, a unidade de negócios abrirá gradualmente outro centro global de inovação em Xangai.
Siga-nos no: