in

Portugal é o 7.º país da Europa mais atrativo para investir em hotelaria

Foto Shutterstock

O estudo 2024 European Hotel Investor Intentions Survey, desenvolvido pela CBRE, revela perspetivas encorajadoras para o sector de hotelaria, com cerca de 90% dos investidores a planear manter ou aumentar o volume investido no sector turístico no próximo ano.

Este otimismo é alimentado pela performance sólida e resiliência dos ativos hoteleiros, que devem sofrer menos descontos em comparação com outras tipologias de ativos. Porém, o possível ajuste de preços é também um fator importante para alguns investidores, sendo que 28% citou-o como a principal razão para aumentar o investimento em ativos hoteleiros.

Apesar da confiança, o estudo destaca que o custo do capital é o principal desafio para os investidores em hotelaria em 2024, impulsionado pelo aumento das taxas de juro como forma de combater a inflação. Além disso, a escassez de mão de obra qualificada também é apontada como um fator que impacta a indústria. Em particular, na Europa, a instabilidade geopolítica é outro tema que os investidores estão a acompanhar de perto.

 

Espanha lidera

Outro ponto relevante destacado pelo estudo é que, em 2024, Espanha lidera a lista de países mais atrativos para investir em hotelaria. Portugal aparece, pela primeira vez, em sétimo lugar neste ranking, demonstrando um grande potencial, tanto pela diversidade de destinos oferecidos (“short city break” em Lisboa e Porto, praia no Algarve e Comporta, natureza na Madeira, Açores e Alentejo), quanto pela qualidade do serviço.

“Os resultados deste estudo indicam que o sector hoteleiro europeu está posicionado para um ano de boas oportunidades. A crescente confiança dos investidores e a forte procura por hotéis em destinos chave são sinais claros de que o sector está resiliente e pronto para enfrentar os desafios futuros. Com estratégias inovadoras e foco no valor agregado e na oferta de experiências, esperamos ver uma contínua evolução positiva no mercado hoteleiro em 2024”, comenta Duarte Morais Santos, Hotels Director na CBRE.

Enquanto os resorts continuam a ter procura, os hotéis localizados nos Central Business Districts (CBDs) são os mais populares entre os investidores. As escapadelas em cidades continuam a ser destinos de eleição, com Londres a manter a liderança no ranking dos destinos mais atrativos, enquanto Madrid ganhou popularidade.

Siga-nos no:

Google News logo

Ramirez Atum Assado Algarvia 170 Anos

Ramirez homenageia Manuel Guerreiro Ramirez em nova lata de Atum Assado à Algarvia

Mãe Querida

Vinho Mãe Querida é uma homenagem da Herdade do Rocim a todas as mães