in

Henkel aumenta as perspetivas para o ano fiscal de 2023

Henkel

No terceiro trimestre, a Henkel registou vendas de cerca de 5,4 mil milhões de euros e alcançou um crescimento orgânico de 2,8%. Este crescimento foi impulsionado pelos preços, tendo em conta os custos significativamente mais elevados das matérias-primas em comparação com o ano anterior.

A evolução do volume foi negativa, mas mostrou uma melhoria em comparação com o segundo trimestre.

Nominalmente, as vendas ficaram 9% abaixo do trimestre do ano anterior, principalmente devido à saída das atividades comerciais na Rússia, no segundo trimestre, e aos efeitos cambiais negativos.

Apesar de um ambiente de mercado persistentemente desafiante, conseguimos manter a nossa dinâmica de crescimento no terceiro trimestre, com o contributo de ambas as unidades de negócio. Com base neste desempenho, aumentámos hoje as nossas perspetivas para o ano fiscal em curso. Particularmente para os lucros ajustados por ação preferencial, esperamos agora um aumento significativo na ordem dos 15% a 25% a taxas de câmbio constantes“, afirma o CEO da Henkel, Carsten Knobel. “Reforçámos também o nosso portfólio de Adhesive Technologies com uma aquisição atrativa,  o que reflete igualmente a nosso foco no crescimento através de fusões e aquisições. E estamos claramente à frente do planeado no que diz respeito à integração do nosso negócio de Consumer Brands, que representa a maior transformação da nossa empresa nas últimas décadas“.

 

Vendas do grupo em 2023

Os efeitos de aquisições e desinvestimentos – incluindo o impacto da venda do negócio na Rússia – reduziram as vendas em 5,5%. Já os efeitos cambiais afetaram negativamente a evolução das vendas em 6,3%.

Organicamente (ou seja, ajustado às variações cambiais e às aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram 2,8%.

As vendas nos primeiros nove meses de 2023 atingiram 16.366 milhões de euros, representando uma diminuição nominal de 3,1%. Organicamente, a Henkel registou um crescimento das vendas de 4,1%, impulsionado por um aumento de dois dígitos nos preços.

O crescimento orgânico das vendas no terceiro trimestre foi impulsionado pelas regiões da Europa, América do Norte, América Latina e IMEA. Em contrapartida, a evolução das vendas orgânicas na região da Ásia-Pacífico foi negativa, principalmente devido ao ambiente de mercado tenso prevalecente na China.

Também nos primeiros nove meses de 2023, o forte crescimento orgânico das vendas da Henkel foi impulsionado por todas as regiões, com exceção da região Ásia-Pacífico.

 

Consumer Brands

Apesar da procura se manter moderada nalguns mercados finais relevantes para a Henkel, a unidade de negócio Adhesive Technologies registou um crescimento orgânico positivo das vendas no terceiro trimestre, impulsionado pelas áreas de negócio Mobility & Electronics e Craftsmen e Construction & Professional.

O forte crescimento orgânico das vendas na unidade de negócio Consumer Brands, que tem estado a operar na nova configuração desde o início do ano, foi impulsionado pelas áreas de negócio globais Laundry & Home Care e Hair.

Em ambas as unidades de negócio, a evolução do volume melhorou claramente no terceiro trimestre, em comparação com o trimestre anterior, o que confirma as nossas expectativas, tal como declarado aquando da publicação dos resultados do primeiro semestre. E, para o próximo trimestre, esperamos uma nova melhoria sequencial“, acrescenta.

A unidade de negócio Consumer Brands atingiu vendas de 2.695 milhões de euros no terceiro trimestre, uma diminuição nominal de 7,6% em relação ao trimestre do ano anterior. Organicamente, as vendas aumentaram 6,2%. Este crescimento foi impulsionado por um aumento de dois dígitos no preço.

Em contrapartida, os volumes diminuíram, também devido às medidas de otimização de portfólio em curso. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em 6,3% e as aquisições/desinvestimentos tiveram um impacto negativo de 7,5%.

Nos primeiros nove meses de 2023, as vendas da unidade de negócio Consumer Brands atingiram 8.060 milhões de euros, ficando assim 2,3% abaixo do ano anterior em termos nominais. Organicamente, as vendas cresceram 5,9%, impulsionadas pelo preço.

 

Crescimento estratégico

Além disso, a Henkel continuou a fazer bons progressos no terceiro trimestre com a implementação da sua agenda de crescimento estratégico. Ao adquirir a Critica Infrastructure, a Henkel acrescentou um negócio adjacente ao portfólio da sua unidade de negócio Adhesive Technologies, com o objetivo de criar uma plataforma para um maior crescimento. A Critica é um fornecedor especializado em soluções de reparação e reforço de compósitos, utilizadas numa vasta gama de aplicações industriais.

Na unidade de negócios Consumer Brands, a integração dos negócios de consumo está a progredir antes do previsto. Mais de 80% das poupanças líquidas, cerca de 250 milhões de euros, visadas numa primeira fase até ao final de 2024, deverá estar realizado até ao final de 2023. Além disso, a empresa tem vindo a concentrar o seu portfólio de Consumer Brands em marcas e produtos com fortes margens e perfis de crescimento.

No terceiro trimestre, continuámos a conduzir de forma consistente as nossas prioridades estratégicas em ambas as unidades de negócio. Assim, continuamos no caminho certo para gerar mais crescimento e para expandir as nossas posições de liderança no mercado mundial“, conclui.

Siga-nos no:

Google News logo

Black Friday

Smartphones, televisores e frigoríficos são os produtos mais desejados na Black Friday

DHL Frota

DHL Express renova frota operacional com veículos totalmente elétricos