in

Smartphone é a nova câmara das famílias portuguesas

Segundo o estudo “Tecnologia sem Férias”, promovido pela Samsung, que analisou a forma como a tecnologia impacta as férias dos portugueses, 89% dos inquiridos apontou o smartphone como o aparelho tecnológico mais utilizado durante as férias. A câmara fotográfica foi apontada por 8% da amostra, seguido do computador (2%) e tablet (1%).

Durante as férias, o smartphone é maioritariamente utilizado para ver e tirar fotografias (92%), ver redes sociais (89%) e ver e-mails (69%). Quando questionados sobre que tipo de conteúdos/aplicações os inquiridos utilizam no seu smartphone durante as férias, “mapas” foi a aplicação mais referida (85%), seguida de guias de viagens (39%) e reserva de hotéis (38%). De salientar que 19% da amostra utilizada neste estudo demonstrou-se já disponível para pagar por estes conteúdos.

O estudo, para além da relação dos portugueses com a tecnologia durante as férias, procurou ainda perceber de que forma a tecnologia influencia a escolha do destino de férias. Para além do preço e o descanso, 56% dos inquiridos admitem que a escolha do destino é muito/algo influenciada por publicações visualizadas em redes sociais, valor mais elevado na faixa etária entre os 19 e 34 anos.

O estudo “Tecnologia sem férias” revela ainda que estamos perante a Upload Generation, constantemente conectada, que vive experiências influenciada pelo conteúdo que pode partilhar. 22% dos inquiridos mencionaram que tem como motivação na escolha do destino de férias o facto do local permitir tirar boas fotografias para serem partilhadas nas redes sociais.

Quase 90% dos inquiridos afirmam que as fotografias partilhadas nas redes sociais são feitas através do smartphone. 17 é o número médio de fotografias tiradas por semana com o smartphone e mais de metade da amostra admitiu que, no momento de tirar fotografias, prefere tirar várias, de forma a selecionar posteriormente a melhor. Enquanto 51% dos inquiridos esperam para ter ligação à Internet, 31% publica a fotografia logo no momento em que é tirada.

Em termos de frequência de utilização de redes sociais, 94% dos inquiridos afirmam aceder ao Facebook todos ou quase todos os dias e 76% acede todos ou quase todos os dias ao Instagram.

De acordo com Cláudia Rodrigues, diretora de comunicação da Samsung Portugal, “nos últimos anos, foram registadas mudanças claras na maneira como os dispositivos tecnológicos estão a ser utilizados e como essa utilização altera o comportamento do consumidor, até em períodos de férias. Existe uma mudança de paradigma, principalmente junto dos mais jovens, nos fatores que se consideram para a escolha de um destino de férias. O facto de os locais serem ou não propícios a boas fotografias para a partilha nas redes sociais é já um fator de decisão na escolha do destino. Esta conclusão vem romper com o padrão em que o preço dos locais e o tipo de atividades associadas eram os únicos fatores a ter peso nesta escolha. Para além disso, é ainda interessante verificar que quase 20% dos inquiridos mostra disponibilidade para pagar por aplicações que consideram úteis para as férias”.

EUA abre investigação sobre concorrência desleal das azeitonas espanholas

Henkel

Henkel apresenta forte desempenho no segundo trimestre