in

Vendas da Henkel descem 3,9% em 2023

Em termos orgânicos, registou crescimento

Henkel

As vendas do Grupo Henkel totalizaram 21,514 mil milhões de euros, no ano fiscal de 2023, menos 3,9% em comparação com o ano anterior, embora em termos orgânicos tenha registado um crescimento de 4,2%.

Segundo explicou a empresa, os efeitos cambiais afetaram negativamente a evolução das vendas em 4,3% e as aquisições e desinvestimentos tiveram um impacto negativo de 3,9%, o que se deveu principalmente ao desinvestimento das atividades comerciais na Rússia.

Por divisão, a unidade de negócios Adhesive Technologies gerou um forte crescimento orgânico de 3,2%, para 10,79 mil milhões de euros, enquanto a unidade de negócios Consumer Brands alcançou um crescimento orgânico de 6,1% para 10,565 mil milhões de euros, impulsionada especialmente pelas áreas de negócios Laundry & Home Care e Hair.

Como resultado, o lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) da empresa aumentou significativamente em 10,2% para 2.556 milhões de euros, em comparação com 2.319 milhões de euros em 2022.

A evolução positiva dos preços de venda, as medidas em curso para reduzir os custos e melhorar a eficiência da produção e da cadeia de abastecimento e as medidas de otimização da carteira mais do que compensaram os impactos negativos na rentabilidade do grupo devido à continuação dos preços elevados dos materiais diretos e da logística. Consequentemente, a posição financeira líquida melhorou significativamente para 12 milhões de euros.

Apesar de um ambiente de mercado persistentemente difícil, conduzimos de forma consistente a nossa estratégia de crescimento para 2023 e até acelerámos a sua implementação. Alcançámos um crescimento muito forte das vendas orgânicas e melhorámos significativamente a rentabilidade. Com isto, excedemos as perspetivas feitas no início do ano. Este desenvolvimento bem-sucedido foi impulsionado tanto pelas tecnologias adesivas como pelas marcas de consumo“, disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel. “Também fizemos progressos mais rápidos do que o inicialmente planeado com a fusão dos dois antigos negócios de consumo, Laundry & Home Care e Beauty Care, para formar a nova unidade de negócio Consumer Brands. As poupanças resultantes da integração e as medidas em curso relativas à carteira de produtos também contribuíram para o forte desempenho comercial da unidade de negócios. No negócio de Adhesive Technologies, alinhámos a nossa organização ainda mais estreitamente com os nossos clientes sob nova gestão. Aumentámos as vendas organicamente e melhorámos significativamente os lucros num ambiente industrial geralmente volátil. Além disso, reforçámos ainda mais ambas as unidades de negócio através de aquisições específicas. Com base neste desempenho e em conformidade com a nossa política de dividendos, iremos propor um dividendo estável aos nossos acionistas na Assembleia Geral Anual“, acrescentou.

Siga-nos no:

Google News logo

AB InBev vendas

AB InBev aumenta o volume de negócios em 2,7% em 2023

UPS novo cluster

Portugal integra novo “cluster” da Europa do Sul da UPS