in

Parlamento Europeu propõe eliminar data de validade para combater o desperdício alimentar

A Comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu propôs que se estude os benefícios de eliminar a data de validade de alguns produtos, de forma a reduzir o desperdício alimentar.

Mais especificamente, os deputados têm defendido a necessidade das autoridades nacionais e outras entidades educarem os consumidores para uma melhor compreensão dos prazos de validade. A Comissão do Ambiente pediu ao executivo da União Europeia que avalie os potenciais benefícios de remover algumas datas dos produtos, onde não exista qualquer risco para a saúde pública ou meio ambiente.

Esta iniciativa faz parte de uma série de medidas propostas pelos deputados à Comissão Europeia com o objetivo de reduzir, até 2030, metade dos 88 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente na União Europeia. O desperdício alimentar na União Europeia equivale a cerca de 173 quilos per capita.

Os deputados propuseram ainda a Bruxelas que se aumentem as doações de alimentos através da introdução de isenções fiscais no IVA. Na mesma linha, pediram ao FEAD, Fundo de Ajuda Europeia para os Mais Necessitados, a possibilidade de financiar o custo de transporte, armazenamento e distribuição de doações de alimentos coletivos.

Auchan lança nova marca própria de cosmética

GS1 Portugal fecha 2016 com quase oito mil associados