in ,

Alimentos desperdiçados na Europa alimentariam o mundo inteiro

De acordo com a Comissão Europeia, os alimentos desperdiçados no continente europeu seriam suficientes para alimentar todas as pessoas no mundo.

O dado é alarmante e, por isso mesmo, um consórcio de especialistas lançou uma comunidade online dedicada à resolução do problema.

A plataforma Refresh tem como objetivo a partilha de conhecimentos e promoção de métodos colaborativos contra o desperdício alimentar. Com uma vasta informação sobre desperdício alimentar na União Europeia, a plataforma dispõe de recursos para distribuidores, produtores, funcionários e clientes em formatos de áudio, infografia e relatórios científicos. Uma das ferramentas permite aos produtores descobrir oportunidades para reduzir o desperdício nos processos de fabrico.

O projeto acredita que pode contribuir para a construção de um sistema alimentar responsável e sustentável em que o lixo seja reduzido, reunindo uma rede de pessoas empenhadas em trabalhar para este fim em soluções expansíveis através da disseminação de inspiração, informação e dados.

Dirigido pela Universidade de Wageningen, na Holanda, o Refresh (Resource Efficient Food and dRink for the Entire Supply cHain) reúne 26 parceiros de 12 países europeus e ainda a China.

Gullón não pode registar a sua marca Darvida

Tribunal Europeu decide que concertar preços dentro das organizações de produtores é legal