in

Frulact compra startup de base vegetal

A Frulact decidiu apostar na diversificação com a aquisição da totalidade do capital da 5ensesinfood (5IF), uma startup de base industrial que criou um processo patenteado de produção de ingredientes à base de vegetal para a indústria alimentar, avança o Negócios.

A alteração dos hábitos alimentares e nutricionais a uma escala global tem ditado, por um lado, o reposicionamento de muitos dos ‘players’ tradicionais da indústria alimentar e, por outro, o aparecimento de novos agentes, que trazem uma miríade de novos produtos e soluções para a diversificação e procura de alternativas pelo consumidor final“, explica João Miranda, CEO da Frulact. “As bases vegetais produzidas pela 5IF, processo patenteado, permitem o desenvolvimento e a oferta de ingredientes para bebidas que o mercado está a posicionar como alternativas ao leite“, adianta.

A empresa, constituída em 2012, teve origem num projeto desenvolvido na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto. Era detida por um conjunto de capitais de risco, entre as quais a Change Partners e a Invicta Angels, e tinha também como acionistas as cofundadoras e investigadoras Joana Mafalda Inácio e Maria Isabel Franco. Passa agora para as mãos da Frulact, numa transação cujo montante não foi revelado. Nesse sentido, a linha de produção da 5IF, em Alfena, no concelho de Valongo, vai ser deslocalizada para o complexo industrial da Frulact na Maia.

A Frulact ambiciona chegar aos 200 milhões de euros de faturação consolidada durante o próximo ciclo do plano estratégico e “implementar eixos de diversificação em áreas complementares ao negócio ‘core’”. A compra da 5IF “é um dos primeiros passos concretizados nesse sentido”.

 Com um peso consolidado de 4% do mercado global, comparando com os 96% dos lacticínios, o sector de alternativas vegetais ao leite tem tido um crescimento interessante que deverá intensificar-se ainda mais nos próximos anos. De acordo com João Miranda, “este mercado representa atualmente um volume global de 4,7 mil milhões de toneladas de produto e um valor de 12 mil milhões de euros“. 

Marca Alsa pode passar para as mãos da Dr. Oetker

Font Salem investe 40 milhões de euros na fábrica de Santarém