in

Dachser reforça rede europeia de logística e expande infraestruturas

Uma Europa mais conectada através da rede Dachser. Esta é a aposta da multinacional de logística, que vai investir mais de 12 milhões de euros na renovação e construção da sua rede europeia de distribuição.

Exemplo disso é o investimento de cinco milhões de euros que a Dachser irá realizar na construção de um novo armazém, no centro logístico de Lozorno, perto de Bratislava, na Eslováquia. Com 6.800 metros quadrados, este novo espaço será dedicado aos bens industriais e de consumo.

O centro logístico de Lozorno irá ficar com 64 mil metros quadrados e servirá para reforçar a rede Dachser, bem como conectar vários países da Europa de Leste. De acordo com Roman Stolicný, Managing Director da Dachser Eslováquia, este investimento é o reflexo de um “crescimento orgânico sustentável, baseado na aposta por um serviço de qualidade, adaptado às necessidades dos nossos clientes”.

Está previsto que o armazém, que criará 30 novos postos de trabalho, esteja operacional a partir de fevereiro de 2018.

A acompanhar a tendência de expansão da rede de logística, a cidade francesa Angers recebeu, em março, um novo armazém com mais de 4.000 metros quadrados. A filial, cujo investimento ronda os cinco milhões de euros e que emprega 60 pessoas, movimenta mais de 200 toneladas de mercadoria por dia e assegura uma ligação diária às 363 agências que fazem parte da rede europeia.

Em Stryków, na Polónia, a filial prevê a expansão do armazém para 8.000 metros quadrados e o aumento para 72 rampas, que visam melhorar o processo e a capacidade de transbordo. A nova estrutura contará com sistemas de energia renováveis e luzes LED, de forma a reduzir o impacto ambiental causado pela construção do espaço. Refira-se que a ampliação do terminal deverá estar finalizada durante o segundo semestre de 2018.

Em resposta à ampliação da rede, Espanha disponibiliza mais de 10 conexões diárias para a Europa. Barcelona, San Sebastian, Valencia e Alicante são o palco internacional das movimentações de logística que partem rumo a França, Polónia e Eslováquia. Em Portugal, as sete rotas de transporte que seguem em direção a Espanha, França, Eslováquia e Polónia são asseguradas a partir de Lisboa, Porto, Coimbra, entre outras localizações.

A ampliação da rede europeia é, de acordo com Grzegorz Lichocik, Managing Director da Dachser Polónia, o reflexo de uma “Europa unificada e sem fronteiras”. A expansão garante, assim, um maior fluxo nas ligações entre a Península Ibérica e o resto da Europa, reforçando a conexão entre o este e o oeste europeu.

consumo

Bens de grande consumo crescem 3,5% até ao final do 3.º trimestre

João Sampaio é o novo Country Controller & Purchasing Manager da GEFCO Portugal