A Dachser colocou os seus primeiros camiões elétricos em circulação nos Países Baixos, um passo importante no caminho para as entregas sem emissões nas futuras Zonas de Emissões Zero para a logística urbana na região da Europa, que serão introduzidas a 1 de janeiro de 2025.
Atualmente, o conceito Dachser Emission-Free Delivery é aplicado para entregas locais sem emissões em 12 regiões metropolitanas da Europa, entre as quais se encontra o Porto. O plano de expansão de mobilidade sustentável da empresa logística inclui, pelo menos, mais 12 cidades até 2025.
Frota elétrica
O primeiro camião elétrico que a Dachser Netherlands está agora a utilizar em Waddinxveen é o Volvo Electric FL 4×2. Com este camião elétrico a bateria, o fornecedor de logística está a testar a utilização de tecnologias de emissões zero nas operações diárias. O camião tem estado a ser utilizado em Roterdão há várias semanas. Com espaço para 18 paletes e uma carga útil de seis toneladas, o Volvo Electric oferece uma elevada capacidade. “A autonomia até 220 quilómetros, em combinação com uma estação de carregamento na filial da Dachser em Waddinxveen, torna este camião elétrico indicado para entregas na cidade. Além disso, graças à sua tração elétrica, não só é livre de emissões, como também é praticamente silencioso na estrada, o que reduz significativamente a poluição sonora em áreas urbanas”, avança a Dachser em comunicado.
No início de julho, foi também colocado em serviço um camião elétrico nas instalações da Dachser em Zevenaar. Este segundo camião, um Renault Trucks D Z.E. 16t com autonomia e capacidade semelhantes, realiza entregas urbanas em Arnhem e arredores. Os condutores e operadores dos camiões elétricos a bateria têm “uma visão completa do que os rodeia sem terem de lidar com ângulos mortos. Isto é possível graças à instalação de câmaras modernas à volta dos veículos. Também receberam formação especial para reforçar a segurança, aumentar a eficiência e adquirir conhecimentos técnicos”.
Futuro sustentável
Com a introdução dos dois camiões elétricos, a Dachser Netherlands “está a preparar-se para o futuro: todos os camiões fabricados após o dia 1 de janeiro de 2025 deverão ser de emissões zero para poderem ter acesso às zonas restritas para o efeito nas principais cidades dos Países Baixos”.
Para os camiões em circulação, está previsto um período de transição durante o qual os camiões Euro VI com até cinco anos de idade – a 1 de janeiro de 2025 – serão autorizados a circular nas zonas de emissões zero até 1 de janeiro de 2030. O mesmo se aplica aos camiões Euro VI que tenham menos de oito anos naquela data.
“A estratégia de proteção climática a longo prazo da Dachser acompanha o crescente foco em sustentabilidade por parte dos governos, municípios, clientes e indústria. Com a introdução dos nossos primeiros camiões elétricos, estamos a dar um novo passo para alcançar os nossos objetivos comuns, a fim de complementar as várias iniciativas de sustentabilidade que temos vindo a implementar nos últimos anos”, afirma Stefan Raimondo, Country Manager da Dachser Netherlands.
Nível zero de emissões de gases
Nos Países Baixos, a utilização de camiões elétricos “é um passo importante, sendo que o objetivo a longo prazo é aumentar o número de veículos com emissões zero nesta região”, e em toda a rede europeia da Dachser, para atingir o nível zero de emissões de gases com efeito de estufa.
“Para além dos camiões elétricos, os camiões a hidrogénio também são do nosso interesse para entregas de longo curso. Estamos, atualmente, a estudar intensamente esta questão como parte da nossa estratégia de proteção climática”, afirma Aat van der Meer, Managing Director da Dachser Benelux.