Xiaomi SU7
in

Xiaomi apresenta o seu primeiro carro elétrico

A Xiaomi acaba de lançar globalmente a sua tecnologia Xiaomi EV (Electric Vehicle), concebida especificamente para revolucionar o segmento dos veículos elétricos, revelando oficialmente as cinco componentes principais: E-Motor, bateria, Xiaomi Die-Casting, Xiaomi Pilot Autonomous Driving e Smart Cabin.

O primeiro produto da Xiaomi EV, o Xiaomi SU7, foi “pré-lançado”, posicionando-se como um “sedan ecológico de alto desempenho de tamanho normal“. O fundador, presidente e CEO da Xiaomi Corporation, Lei Jun, afirma que a entrada da Xiaomi na indústria automóvel marca um salto significativo em relação à indústria dos smartphones e um passo crucial para fechar o ciclo do ecossistema inteligente Human x Car x Home.

Lei Jun expressa ainda que a indústria automóvel centenária oferece pouca margem de manobra atualmente. “A Xiaomi decidiu investir 10 vezes mais, começando pelo desenvolvimento de tecnologias fundamentais, comprometendo-se a construir um veículo excecional. Com 15 a 20 anos de esforço, a Xiaomi pretende tornar-se num dos cinco principais fabricantes de automóveis a nível mundial.”

 

Redefinir o conjunto de tecnologias da indústria automóvel

A tendência dos veículos elétricos inteligentes é a integração da indústria automóvel com a eletrónica de consumo e os ecossistemas inteligentes. A integração de tecnologias de “full-stack” é um passo necessário para a evolução da indústria. Lei Jun salienta que, ao integrar o fabrico industrial, o software inteligente e a inteligência artificial, a Xiaomi EV irá “redefinir completamente a indústria automóvel, marcando um salto significativo no seu panorama tecnológico”.

A Xiaomi EV investiu mais de 10 mil milhões de remimbis na fase inicial de investigação e desenvolvimento. A equipa de I&D inclui mais de 3.400 engenheiros e mais de mil especialistas técnicos em domínios críticos, tanto na China como no estrangeiro.

Durante a apresentação, Lei Jun partilhou o objetivo automóvel da Xiaomi: “criar um carro de sonho para a nova era da indústria automóvel”, um veículo que seja “estético, agradável de conduzir, confortável, inteligente e seguro”. Com um motor elétrico desenvolvido pela própria empresa – HyperEngine -, tecnologia de bateria integrada CTB e uma série de inovações tecnológicas, como a estrutura da carroçaria fabricada a partir do “cluster” de fundição sob pressão Xiaomi Die-Casting T9100, o Xiaomi SU7 Max atinge uma aceleração de zero a 100 em 2,78 segundos, enquanto é capaz de atingir uma velocidade máxima de quilómetros por hora.

 

Completar o ecossistema inteligente Human x Car x Home

No final de outubro, a Xiaomi anunciou uma atualização na sua estratégia de grupo, passando de Smartphone x AIoT para o ecossistema inteligente Human x Car x Home, com os automóveis a tornarem-se um componente crucial do foco estratégico. O ecossistema inteligente Human x Car x Home é uma integração abrangente de cenários que envolvem pessoas, carros e casas, facilitando a conectividade perfeita de dispositivos de hardware, a coordenação em tempo real e a colaboração entre parceiros da indústria. Com a adição da Xiaomi EV, o ecossistema Human x Car x Home foi oficialmente concluído.

O ecossistema permite a colaboração mútua e a evolução entre indivíduos, dispositivos e serviços inteligentes dentro do ecossistema. Aproveitando a conectividade entre dispositivos HyperConnect, o Xiaomi HyperOS integra mais de 200 categorias de produtos, incluindo o Xiaomi EV. A cobertura do ecossistema estende-se a mais de 95% dos cenários diários dos utilizadores, permitindo que a inteligência sirva cada indivíduo de forma integrada. Simultaneamente, com a capacitação da inteligência artificial, o Xiaomi HyperMind serve como centro de raciocínio inteligente e pode perceber e aprender com o uso, fornecendo soluções automatizadas e proativas.

Lei Jun enfatiza que “a entrada da Xiaomi na indústria automóvel significa um novo começo para a Xiaomi. Acredito que, um dia, os veículos elétricos da Xiaomi serão uma visão familiar nas estradas de todo o mundo”.

Siga-nos no:

Google News logo

Pagamento com cartão de crédito, compra e venda de produtos e serviços

Portugueses gastaram em média 200 euros no último mês do ano

GroupM Commerce

GroupM lança programa inédito de formação e certificação em Commerce