in

Vendas natalícias online crescerão 4% em relação ao ano passado

Foto Shutterstock

O declínio da confiança dos consumidores e o excesso de stock fazem com que os retalhistas se tenham de preparar para uma época natalícia difícil. O novo Shopping Index da Salesforce, que analisa dados de mais de 1,5 mil milhões de consumidores em todo o mundo, estima que as vendas natalícias online crescerão 4% em relação ao ano passado, para alcançar 1,19 biliões de dólares, cerca de 1,13 biliões de euros, a nível global, permanecendo praticamente no mesmo nível do ano passado.

“Após um primeiro semestre fraco para o retalho, as previsões são mais promissoras para a campanha de compras que começa agora e vai até ao final do ano. Para isso, os retalhistas devem tentar gerar receita e manter as margens, com descontos bem planeados e políticas de devolução atualizadas”, aconselha a Salesforce.

 

Inteligência artificial

A Salesforce prevê que 60% das vendas será influenciado pelos funcionários na loja, através de uma combinação de criação da procura e pedidos online com recolha no ponto de venda.

A inteligência artificial preditiva e generativa também será uma grande aliada para os retalhistas impulsionarem as vendas da campanha de Natal. De acordo com o relatório, o atendimento personalizado ao cliente, promoções e experiências de negócios baseadas em IA gerarão gastos online de 194 mil milhões de dólares neste Natal.

Além disso, 17% dos compradores diz já ter usado a IA generativa como inspiração ao comprar, pelo que os retalhistas precisarão melhorar suas capacidades em IA preditiva e generativa para melhorar a eficiência operacional e personalizar as experiências de compra, obtendo o maior benefício possível.

 

Descontos antecipados

O estudo também destaca que os descontos serão antecipados este ano, já que os consumidores estão mais conscientes do preço. Assim, esperam-se vários eventos promocionais a partir do início de outubro, aproveitando o efeito halo do Prime Day da Amazon (10 e 11 de outubro), seguido por descontos agressivos durante a temporada da Black Friday, bem como nas semanas seguintes.

Prevê-se que as taxas de desconto globais aumentem para 19% em outubro e atinjam um máximo de 29% durante a Black Friday e nos dias seguintes. Mas, apesar dos descontos iniciais atraentes, é provável que os consumidores esperem as melhores ofertas no final da temporada. Além disso, 25% de todas as vendas digitais ocorrerá durante a semana seguinte à Black Friday.

 

Políticas de devolução mais rigorosas

88% dos retalhistas confirma a implementação de políticas de devolução mais rigorosas, o que, de acordo com a Salesforce, pode representar alguns riscos. “Os retalhistas que restringirem as suas políticas de devolução podem retardar o início das vendas de fim de ano”, diz a empresa, que, com base em dados de anos anteriores, prevê que os retalhistas que tenham prazos de devolução de 30 dias ou menos registarão menos 7% nas vendas online em outubro e novembro.

Além disso, más experiências de devolução (aquelas que não são claras, fáceis e razoáveis) comprometerão 21% das encomendas online nesta campanha.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Comércio mundial

OMC reduz previsão de crescimento do comércio mundial em 2023

Vinalda Waterford Distillery

Vinalda celebra parceria com a Waterford Distillery