inteligência artificial
Foto Shutterstock
in ,

76% das lojas de e-commerce portuguesas já utiliza inteligência artificial

24% está a avaliar introduzir IA

O e-commerce está no topo da adoção da inteligência artificial (IA). São 76% as empresas de e-commerce portuguesas que já utilizam IA, com 24% a ter a tecnologia já totalmente implementada e 52% em fase de teste e experimentação. Acresce ainda 24% que está a avaliar se, e como, a IA pode ser implementada na sua operação.

Esta é uma conclusão do mais recente relatório State of Commerce, apresentado pela Salesforce, CRM de IA. O relatório conta com dados de mais de 2.700 operadores de e-commerce em 15 países, incluindo 100 inquiridos de Portugal, assim como com uma análise global dos comportamentos de compra de mais de 1,5 mil milhões de clientes (B2B e B2C).

Outra das conclusões são as carteiras digitais, que surgem como escolha de meio de pagamento. De acordo com os dados do Salesforce Commerce Cloud, a utilização de carteiras digitais para pagamentos, como o ApplePay ou o Google Pay, cresceu 56% no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o ano anterior. Em Portugal, 57% das empresas aceita pagamentos com Apple Pay.

Oportunidades de negócio estão cada vez mais incluídas em diferentes passos da jornada de cliente. As funções de venda e comércio já não estão limitadas às montras digitais ou aplicações móveis, havendo oportunidades de negócio a serem incluídas em diferentes pontos de contacto com o cliente, pré e pós-venda. Por exemplo, 40% das empresas em Portugal tem funções de captura de pagamentos em e-mails de marketing e 94% regista aumentos de faturação nos canais de serviço ao cliente.

As empresas de comércio estão focadas em impulsionarem a eficiência e o crescimento com inovações integradas e baseadas em IA, que permitem um caminho mais rápido para a compra e uma maior satisfação por parte do cliente. As empresas que conseguirem aproveitar eficazmente os dados dos seus clientes para construírem estas novas experiências de comércio conectado, vão permitir uma forte fidelização e rentabilidade dos clientes nos próximos anos“, explica Michael Affronti, diretor geral e vice-presidente sénior do Commerce Cloud na Salesforce.

 

Sucesso de estratégias de digitalização

Ao fechar o ano de 2023, houve duas tendências a marcarem a época de compras de Natal: a mais elevada de taxa de desconto médio desde 2020 (21%) e o aumento de compras influenciadas por tecnologia de IA. Além destes, a Salesforce destaca ainda outros dados relevantes: as vendas online, a nível global, atingiram 1,17 biliões de dólares entre novembro e dezembro, numa subida de 3% face ao ano anterior. O desconto médio em toda a época de compras manteve-se nos 21%, o valor mais alto desde o início da pandemia.

Mais de 17% de todas as encomendas de compras de Natal foram influenciadas por IA, em novembro e em dezembro, representando 199 mil milhões de dólares. Só a Cyber Week viu 51 mil milhões de dólares em compras influenciadas por IA.

 

Siga-nos no:

Google News logo

GfK tecnologia bens de consumo

2024 espera valores positivos no mercado global de tecnologias e bens de consumo

Vinho do Porto

2,8 milhões de consumidores de vinho do Porto