in

Vendas online atingem novo recorde no Natal de 2021

Foto Shutterstock

As vendas online globais atingiram 1,14 biliões de dólares, durante a temporada de Natal de 2021, de acordo com a Salesforce, que aponta para um novo recorde para os retalhistas.

Apesar da pandemia persistente e dos vários obstáculos, como a logística da cadeia de fornecimento, o baixo inventário e os descontos menores, os consumidores aderiram à Internet para fechar esta época de compras com uma explosão de vendas“, afirma Rob Garf, vice-presidente e diretor geral de Retail na Salesforce.

O estudo revela que os consumidores anteciparam as suas compras, pelo que 30% das vendas de Natal em todo o mundo foram feitas antes de 22 de novembro. A Cyber Week representou 23% das vendas globais (em 2020, ficou abaixo dos 24%).

Os retalhistas que ofereceram opções de envio ou recolha na loja capturaram 62% destas vendas.

 

Redes sociais

Outro destaque do relatório da Salesforce é a ascensão das redes sociais como canal de compra. Nesse sentido, 4% das vendas globais num dispositivo móvel foram feitas através de uma aplicação de redes sociais e 10% do tráfego móvel teve origem em consumidores que navegavam através destas plataformas.

Por outro lado, embora os consumidores continuem a apostar no digital, as lojas físicas foram fundamentais. De facto, 60% das vendas digitais, a nível global, foram influenciadas pelas lojas físicas, da geração à satisfação da procura. A evolução do papel da loja e dos colaboradores ajudou a eliminar o atrito entre pontos de contacto digitais e físicos.

 

Futuro

À medida que entramos no novo ano, os retalhistas devem impulsionar as suas marcas em plataformas como redes sociais, videojogos, mensagens e metaverso para envolver os compradores. Devem também redobrar os esforços para reimaginar as lojas físicas para apoiar experiências digitais em constante mudança“, conclui a Rob Garf.

Até 2023, um outro relatório da Salesforce estima que 25% das compras ocorrerá fora de um site, app loja de retalho.

Publicidade

MediaMarkt

MediaMarkt inaugura conceito de loja Lighthouse em Espanha

Unilever

Unilever quer comprar negócio de “consumer healthcare” da GlaxoSmithKline