in

Vendas online atingem novo recorde no Natal de 2021

Foto Shutterstock

As vendas online globais atingiram 1,14 biliões de dólares, durante a temporada de Natal de 2021, de acordo com a Salesforce, que aponta para um novo recorde para os retalhistas.

Apesar da pandemia persistente e dos vários obstáculos, como a logística da cadeia de fornecimento, o baixo inventário e os descontos menores, os consumidores aderiram à Internet para fechar esta época de compras com uma explosão de vendas“, afirma Rob Garf, vice-presidente e diretor geral de Retail na Salesforce.

O estudo revela que os consumidores anteciparam as suas compras, pelo que 30% das vendas de Natal em todo o mundo foram feitas antes de 22 de novembro. A Cyber Week representou 23% das vendas globais (em 2020, ficou abaixo dos 24%).

Os retalhistas que ofereceram opções de envio ou recolha na loja capturaram 62% destas vendas.

 

Redes sociais

Outro destaque do relatório da Salesforce é a ascensão das redes sociais como canal de compra. Nesse sentido, 4% das vendas globais num dispositivo móvel foram feitas através de uma aplicação de redes sociais e 10% do tráfego móvel teve origem em consumidores que navegavam através destas plataformas.

Por outro lado, embora os consumidores continuem a apostar no digital, as lojas físicas foram fundamentais. De facto, 60% das vendas digitais, a nível global, foram influenciadas pelas lojas físicas, da geração à satisfação da procura. A evolução do papel da loja e dos colaboradores ajudou a eliminar o atrito entre pontos de contacto digitais e físicos.

 

Futuro

À medida que entramos no novo ano, os retalhistas devem impulsionar as suas marcas em plataformas como redes sociais, videojogos, mensagens e metaverso para envolver os compradores. Devem também redobrar os esforços para reimaginar as lojas físicas para apoiar experiências digitais em constante mudança“, conclui a Rob Garf.

Até 2023, um outro relatório da Salesforce estima que 25% das compras ocorrerá fora de um site, app loja de retalho.

MediaMarkt

MediaMarkt inaugura conceito de loja Lighthouse em Espanha

Unilever

Unilever quer comprar negócio de “consumer healthcare” da GlaxoSmithKline