in

Preços dos ovos aumentam em todo o mundo devido à gripe aviária e à guerra da Ucrânia

 

Graves surtos de gripe aviária nos Estados Unidos e em França estão a prejudicar o fornecimento global de ovos e a aumentar os preços, numa altura em que a guerra na Ucrânia interrompe também os envios para a Europa e para o Médio Oriente.

Os preços mais elevados são particularmente penosos para os consumidores que dependem dos ovos como fonte de proteína de baixo custo.

 

Gripe aviária

A gripe aviária eliminou mais de 19 milhões de galinhas poedeiras nos Estados Unidos, este ano, no pior surto desde 2015, eliminando cerca de 6% destas aves, de acordo com cálculos da Reuters.

França, entretanto, está a sofrer o seu pior surto de sempre, no seguimento do qual cerca de 8% das galinhas poedeiras foram abatidas. Quando as aves de capoeira são infetadas, são abatidas explorações inteiras para conter a doença, que é frequentemente espalhada por aves selvagens.

 

Guerra

O vírus e a guerra são os mais recentes desafios para os fornecedores de ovos, também confrontados com a escassez de mão-de-obra e com os elevados custos da energia e dos cereais utilizados na alimentação animal. Os preços dos produtos alimentares subiram quase 13% em março, atingindo um novo recorde, uma vez que a guerra na Ucrânia, um dos principais exportadores de trigo e milho, aumentou os preços dos cereais.

Espera-se que os preços dos ovos se mantenham elevados, segundo os produtores, uma vez que levará meses a retomar as operações em explorações infetadas.

Victor Manuel Martins

Victor Manuel Martins é o novo presidente da AICC

Radio Popular_Leiria

Radio Popular inaugura loja XXL em Leiria