in

Graham’s anuncia lançamento do Porto Tawny 50 Anos

Novo 50 Anos incorpora alguns dos primeiros vinhos produzidos pela família Symington após a aquisição da Graham’s

A casa de vinho do Porto Graham’s, propriedade da família Symington, produtora de vinhos na região do Vale do Douro desde 1882, acaba de revelar o novo Porto Tawny 50 Anos, que se junta ao Graham’s 40 Anos como parte da exclusiva Aged Tawny Collection da marca.

Cuidadosamente monitorizado por Peter Symington e pelo seu filho, Charles Symington, duas gerações de “master blenders”, o Graham’s Porto Tawny 50 Anos é “o testemunho da dedicação e trabalho artesanal investidos no cuidado dos vinhos que compõem este lote – alguns deles, os primeiros produzidos pela Symington depois da aquisição da Graham’s, em 1970”.

Charles Symington, enólogo principal da Graham’s, selecionou os dois componentes primários incorporados no 50 Anos. O primeiro corresponde a um vinho de 1969, colocado de parte por Peter Symington para assinalar o nascimento de Charles e conhecido pelas suas iniciais CAS Reserve. O segundo inclui vinhos de 1970 e 1973, lotados em 1982. A evaporação de mais de 50% destes vinhos, desde que foram separados para envelhecimento de longa duração, resultou numa concentração notável.

“Este Porto Tawny 50 Anos é de particular importância para nós, visto que o lote inclui alguns dos primeiros vinhos produzidos pela nossa família após a aquisição da Graham’s, em 1970. É especialmente comovente incorporar um vinho que tinha sido, originalmente, colocado de parte pelo meu pai para comemorar o meu ano de nascimento”, refere Charles Symington, membro da quarta geração da família Symington.

Com tons de um profundo laranja acastanho e delimitado por uma base de nogueira escura e um topo verde-pálido, o Graham’s Porto Tawny 50 Anos é composto “por complexos aromas com camadas de flor de laranjeira, bolo de frutas e caramelo, criando uma experiência sensorial equilibrada e concentrada. Na boca, a sensação é rica e cremosa, com uma acidez vibrante, notas de madeira temperada, noz-moscada e canela e uma finalização duradoura que persiste no paladar”.

 

Imagem

A imagem da Aged Tawny Collection encontra inspiração na idade e singularidade dos Porto Tawny 40 e 50 Anos. As ilustrações, da autoria da ilustradora portuguesa Mariana Rodrigues, refletem alguns dos elementos mais raros da fauna e flora da paisagem do Vale do Douro, património da UNESCO desde 2001. A caixa de madeira que acompanha cada garrafa é forrada com papel de parede no interior e azulejos na parte de trás, procurando recriar a familiaridade do ambiente caseiro e revisitar as tendências do design de interiores britânico desde o século XVI.

O Graham’s Porto Tawny 50 Anos estará disponível brevemente em garrafeiras especializadas, podendo ser adquiridas garrafas de 0,75 e 4,5 litros, com um PVP recomendado de 500 euros e 2.700 euros, respetivamente.

Café

China lidera consumo mundial de café

McDonald's

McDonald’s compra mais de 16 mil toneladas de produtos e ingredientes nacionais em 2023