Paşabahçe
in

“Portugal é um dos mais importantes e dinâmicos mercados de vidro de consumo do sul da Europa”

A marca Paşabahçe, que conta com mais de 85 anos no mercado do vidro, está presente em Portugal desde 1998, um mercado que afirma ser um dos mais importantes do sul da Europa. De acordo com Manuel Serrano Sánchez, Country Manager da Paşabahçe Espanha, a estratégia da Paşabahçe em Portugal, como no resto dos mercados europeus, é oferecer ao consumidor produtos únicos que representem um equilíbrio entre excelência técnica, funcionalidade e estética. Nesse sentido, introduziu recentemente no país uma das suas principais inovações: o primeiro e único vidro antimicrobiano do mundo. Uma inovação criada no atual contexto de pandemia, com o objetivo de contribuir para o cuidado da saúde. A gama é composta inicialmente por sete modelos de copos e chávenas, mas aumentará progressivamente, já que toda a coleção terá cerca de 70 referências. 

 

Grande Consumo – A Paşabahçe já conta com mais de 85 anos no mercado e, hoje, é uma das marcas líderes na indústria do vidro de mesa. Como nasceu a empresa?

Manuel Serrano Sánchez – A Paşabahçe, nasceu em 1935, em resultado dos esforços para criar uma indústria de vidro local na Turquia, por iniciativa de Kemal Atatürk, o fundador da então jovem República Turca.

 

GC – Quando entrou a marca em Portugal? O que motivou a aposta no mercado português?

MSS – A Paşabahçe opera desde 1998 em Portugal, representada através do nosso parceiro comercial Turglass, Lda., com escritórios em Carnaxide. Portugal é um dos mais importantes e dinâmicos mercados de vidro de consumo do sul da Europa para a nossa empresa, devido à sua enraizada cultura do cristal e do vidro.

 

GC – Qual é a estratégia da Paşabahçe para o mercado português? Há espaço no mercado para empresas na indústria do vidro de mesa? Que mais-valias traz a marca para o comprador nacional?

MSS – A estratégia da Paşabahçe em Portugal, como no resto dos mercados europeus, é oferecer ao consumidor produtos únicos, que representem um equilíbrio entre excelência técnica, funcionalidade e estética. A Paşabahçe não só tem o maior número de referências na produção simultânea no sector do vidro, como também fornece soluções em vários materiais (vidro sodo-cálcico, borossilicato, cristalino), utiliza processos automáticos e artesanais e oferece soluções em mais categorias de utensílios de bebidas e artigos de decoração em vidro, do que qualquer um dos nossos concorrentes. Em resumo, a Paşabahçe oferece uma escolha adicional de variedade de produto, inovação e tendência.

 

Paşabahçe
Manuel Serrano Sánchez, Country Manager da Paşabahçe Espanha

 

GC – A internacionalização é um importante vetor de crescimento para a marca? É uma expansão que se faz através de lojas próprias ou através de distribuidores?

MSS – Atualmente, 65% das nossas vendas provém das exportações e chegamos a 145 países. A estrutura internacional da empresa combina a abertura dos seus próprios escritórios comerciais (Dusseldorf, Madrid, Milão, Nova Iorque, Xangai, etc.) com acordos com representantes exclusivos na maioria dos países, sem presença própria.

A Paşabahçe é, neste sentido, uma empresa global, com uma adaptação às necessidades locais, que tem em conta os melhores parceiros em cada mercado, dado que o sector do vidro é particularmente variado, em termos de peculiaridades nacionais e locais. Por exemplo, diferentes tipos de bebidas são consumidos em formatos e capacidades de apresentação completamente diferentes em Inglaterra, Itália, Estados Unidos ou Índia. Existem nichos muito importantes em alguns mercados que não existem noutros, como o copo de chá na Turquia ou o copo balão em Portugal ou Espanha. Contamos com uma sólida e bem estruturada rede de distribuição adaptada a cada país, nos canais de retalho, Horeca e B2B.

 

“A Paşabahçe é uma empresa global, com uma adaptação às necessidades locais, que tem em conta os melhores parceiros em cada mercado, dado que o sector do vidro é particularmente variado, em termos de peculiaridades nacionais e locais. Por exemplo, diferentes tipos de bebidas são consumidos em formatos e capacidades de apresentação completamente diferentes em Inglaterra, Itália, Estados Unidos ou Índia”

 

GC – Onde se pode encontrar a marca Paşabahçe no mundo? Quais são os mercados mais importantes?

MSS – É quase certo que pode encontrar uma referência Paşabahçe em qualquer país do mundo. Somos a segunda maior empresa de vidro do mundo e da Europa, em termos de volume de produção. Embora a nossa presença seja global, por evolução histórica, os mercados mais importantes para a empresa encontram-se na Europa e na Ásia.

 

PaşabahçeGC – A pandemia motivou a criação da nova gama de vidro com tecnologia V-Block ou é um conceito que já estava a ser considerado?

MSS – Esta gama foi desenvolvida durante o ano passado, num tempo recorde de dois meses, graças aos 45 anos de experiência da equipa Şişecam Science, Technology and Design Center. No contexto da pandemia, a Paşabahçe contava com um músculo de investigação capaz de desenvolver uma descoberta que nasceu com o objetivo de cuidar da saúde e oferecer maior segurança.

 

GC – Como vai evoluir o portfólio de produtos com esta inovação? Trata-se de uma inovação que vai estar presente em todos os produtos da Paşabahçe ou apenas numa gama específica?

MSS – A gama V-Block vai contar, a curto prazo, com cerca de 70 referências, que incluirá diversos produtos, como diferentes tipos de copos, chávenas, pires, taças e tigelas que, além da sua extrema higiene, possuem a durabilidade e elegância tão características da empresa Paşabahçe.

Atualmente, e para o lançamento em Portugal, a empresa começou a comercializar sete modelos de copos e chávenas, mas irá alargar progressivamente a gama.

 

GC – Quais são os benefícios de se utilizar um vidro antimicrobiano?

MSS – A principal vantagem é a sua contribuição para a segurança ao tocar ou manusear objetos de vidro. O V-Block é o primeiro e único vidro antimicrobiano do mundo. A sua fórmula cientificamente testada impede o crescimento de microrganismos e a sua tecnologia antimicrobiana garante uma higiene máxima 24/7.

 

GC – Em que consiste o processo de produção dos artigos de vidro ultra higiénico V-Block?

MSS – Este vidro está revestido com um princípio ativo antimicrobiano que é sulfato de cobre (II) penta-hidratado do número CAS 7758-99-8 e foi aprovado pelo regulamento de aplicação de químicos da Comissão Europeia, em outubro de 2012, com o número 1022/2013.

Além desta fórmula única, destaca-se também por uma técnica de aplicação minuciosa, que se realiza durante a produção em altas temperaturas, algo que ajuda a permanecer ativa durante toda a vida do produto.

 

GC – Quais são os desafios de se criar um produto com vidro antibacteriano, que é completamente funcional, visualmente apelativo e que cumpre com os padrões de segurança?

MSS – A gama Paşabahçe V-Block passou nos testes e certificações exigidas que garantem a sua utilização, foram outorgadas por laboratórios e entidades certificadas. Estas certificações garantem a segurança do produto em contacto com os alimentos, certificam que a substância ativa é aprovada pela ECHA (agência europeia de substâncias químicas) e cumpre o regulamento EC REACH, sendo completamente seguro para a saúde humana e para o meio ambiente.

 

GC – Como é que foi a recetividade da indústria e dos consumidores a este lançamento?

MSS – Estamos muito satisfeitos com a resposta, em primeiro lugar, dos distribuidores a quem apresentámos a tecnologia e também com o feedback que recebemos através das redes sociais. É evidente que o V-Block irá responder às necessidades de segurança e confiança, a curto prazo, mas descobrimos que é uma aplicação com elevado valor para o futuro, devido às idiossincrasias particulares do uso quotidiano dos objetos de vidro, tanto para a proteção dos trabalhadores e clientes da indústria hoteleira, como para o uso quotidiano em casa.

 

GC – A sustentabilidade é um tema importante para a Paşabahçe? Que medidas têm tomado para tornar a empresa mais “verde”?

MSS – A sustentabilidade é uma parte fundamental da visão do Grupo Sisecam, tendo criado um quadro de desenvolvimento específico, a estratégia Care for Next, que engloba três grandes conceitos de trabalho: conservar, empoderar e progredir, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A

marca está totalmente empenhada em fazer parte de soluções sociais e ambientais para o futuro. Uma das concretizações foi o lançamento em 2020 da nova linha de produtos AWARE, o primeiro vidro de consumo 100% a partir de matéria-prima reciclada, ou seja, vidro anteriormente utilizado para outros fins.

 

GC – O que seria um bom ano de 2021 para a Paşabahçe em Portugal?

MSS – Deixar, definitivamente, para trás os problemas de saúde e económicos causados pela Covid 19, para que a Paşabahçe possa aumentar ainda mais a sua presença no mercado.

Continente Online

Continente Online faz “refresh” no seu 20.º aniversário

Ransomware

JBS admite ter pago aos hackers um resgate de 9 milhões de euros