in

Adega de Vidigueira estabelece parceria de investimento com a Universidade de Évora

A Adega de Vidigueira assumiu recentemente, no âmbito do Centro de Estudos Antão Vaz (CEAV), uma parceria com a NemaLab (Laboratório de Nematologia)/ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas) da Universidade de Évora, de forma a apoiar a investigação levada a cabo por Carlos Gutiérrez.

O especialista em nemátodes vetores de vírus em videira é considerado uma referência na sua área na Península Ibérica. Oriundo de Córdoba, assumiu o cargo de novo investigador FCT do Laboratório de Nematologia do ICAAM. O projeto que desenvolve incide na área da fitossanidade da vinha, mais especificamente no tema dos nemátodes vetores de vírus (da videira, com particular ênfase na região Alentejo.

A Adega de Vidigueira contribuirá nos aspetos logísticos de campo, particularmente na análise do contraste entre vinhas velhas (cerca de 100 anos) e vinhas novas e no conhecimento acerca dos nemátodes a elas associadas. As doenças resultantes da contração destes agentes patogénicos constituem um importante fator que limita a cultura, originando subsequentes problemas no crescimento da planta e colheitas reduzidas.

Neste sentido, os conhecimentos, que possam ser adquiridos neste estudo, mostrar-se-ão de grande utilidade prática para os produtores. Espera-se que, em resultado deste trabalho conjunto, para além do entendimento científico estrito, seja possível obter ferramentas de identificação rápida e precisa das espécies potencialmente transmissoras de vírus em videira ou que possam constituir perigo como parasitas das raízes. Outro objetivo será dispor de conhecimento mais aprofundado, relativamente aos porta-enxertos que mais bem tolere, ou, em última análise, possam resistir a nemátodes fitoparasitas.

C&A promove nova experiência de compra

Herdade das Servas lança o Colheita Seleccionada branco 2015