in

Vista Alegre entra nos têxteis

A centenária marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro Vista Alegre apresenta um novo segmento premium: os têxteis.

O lançamento é inaugurado com uma coleção de três echarpes e de duas mantas em caxemira de alta qualidade, inspiradas na decoração de quatro coleções de porcelana: + Duality, Ivory, Transatlântica e Amazonia

A marca considera que esta aposta representa uma evolução orgânica, que dá continuidade à sua paixão pela arte e pela beleza, refletida agora em acessórios de moda e numa linha casa. “Peças com uma suavidade incomum, uma consistência de enorme leveza e uma textura especialmente delicada, destinadas a envolver quem as usa num conforto único”, detalha a Vista Alegre em comunicado.

 

Origem em caxemira

Tendo como base a caxemira, a marca encontrou na Mongólia interior a matéria-prima e o

conhecimento necessários para dar corpo a este projeto. “Nesse terreno remoto, acidentado e com um clima difícil, a Vista Alegre obtém o fio das cabras que será convertido na caxemira de maior nobreza. Um tecido raro e exclusivo, fruto de um longo processo de pastoreio, de recolha e de transformação manuais”, assegura a marca.

Graças a um pelo composto por duas camadas, as cabras sobrevivem às condições extremas desta região, incluindo tempestades de areia e temperaturas extremas. Ao longo das estações, os pastores nómadas conduzem os rebanhos por terrenos arenosos ou nevados, cuidando dos animais em profunda comunhão com a natureza e com ritos ancestrais.

Em maio, quando o tempo aquece, as cabras perdem a fina barreira que retém o calor no corpo e são, então, penteadas manualmente, num processo indolor para o animal e inteiramente sustentável, para recolher a pelagem. Não mais de 250 gramas de material, que é enviado posteriormente para verificação e transformação.

Os grandes especialistas mundiais na fiação de caxemira superior, fornecedores das maiores casas de alta-costura, fazem, então, a análise e o controlo de qualidade do fio. Este é um processo que combina tecnologia e conhecimento artesanal. “Somente o material que corresponde aos mais altos níveis de excelência é utilizado no fabrico dos têxteis Vista Alegre”, garante a marca.

 

Projeto sustentável

A cadeia de obtenção e transformação da caxemira assegura a simbiose entre humanos, animais e o ambiente. A observação do ciclo natural de pastoreio na região da Mongólia onde a matéria-prima é recolhida, a colheita manual, o respeito pelos caprinos e a pequena quantidade de material recolhido garantem uma produção responsável.

Através deste projeto, a Vista Alegre participa na melhoria da qualidade de vida e de trabalho da comunidade local, contribuindo para a manutenção de uma atividade ancestral que salvaguarda as espécies, a paisagem e a transmissão de conhecimento.

 

Imagem da coleção

Ana Moura, intérprete consagrada por uma carreira de sucesso a nível mundial, com mais de um milhão de discos vendidos, e Catarina Furtado, comunicadora, autora, atriz, embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e fundadora e Presidente da Associação sem fins lucrativos Corações Com Coroa são a imagem da coleção de echarpes e mantas Vista Alegre. De acordo com a marca, além de traduzirem o bom gosto e sofisticação identificados com a mesma, “corporizam também os valores de universalidade, respeito e admiração pelo trabalho artesanal em sintonia com a natureza, assim como pela defesa da responsabilidade social”.

Publicidade

Makro Nuno Loução

Nuno Loução nomeado Head of Sales da Makro Portugal

Whirlpool Lluis Diaz

Lluis Diaz Badia é o novo Marketing Manager da Whirlpool para Espanha e Portugal