in

Mercadona investe 18 milhões de euros na digitalização

Mercadona

A Mercadona avança com a transformação digital e investe mais de 18 milhões de euros na digitalização dos seus processos financeiros.

A empresa migra estes processos para o sistema SAP S/4HANA y SAP Fiori, com o objetivo de os otimizar, homogeneizando as aplicações e um grande volume de informação, tornando-a mais acessível através da Cloud.

Esta melhoria afeta mais de 200 trabalhadores da empresa, os quais já receberam mais de cinco mil horas de formação e que podem aceder à informação de forma ágil e eficaz, e iniciou-se nos finais de 2019, em colaboração com a Sothis como principal fornecedor.

Diego Solá, diretor de aplicações financeiras da Mercadona, explica que se otimizou todo o ciclo financeiro da empresa, assim como “as vendas em loja, os pagamentos aos fornecedores ou a gestão da tesouraria, contando, assim, com um sistema unificado que permite uma maior capacidade de partilha de informação, a melhoria na qualidade dos dados em tempo real e a escalabilidade dos sistemas da empresa”.

Por sua vez, Maria Jesús Iserte, diretora de processos financeiros da Mercadona, destaca que esta implementação ajudará a melhorar a gestão financeira da empresa “e, com isso, reforçar a qualidade do serviço prestado aos nossos ‘chefes’ (como internamente a empresa designa os seus clientes), partindo de um maior controlo e otimização dos processos financeiros”.

Raúl Martínez, CEO de Sothis, destaca que “foi muito importante para a nossa empresa colaborar com um líder da economia digital e da otimização de processos financeiros como a SAP. E, especialmente, fazê-lo no âmbito de um projeto tão importante para a Mercadona, que, graças ao trabalho realizado conjuntamente, conseguiu melhorar a gestão da sua informação financeira e dos seus processos, aproveitando o potencial da Cloud”.

A Mercadona, quer também destacar o trabalho realizado por outros fornecedores, como é o caso da Stratesys e da Capgemini, tendo em conta que, para levar a cabo esta digitalização, foram implicados mais de 100 profissionais da Mercadona e fornecedores informáticos.

 

Captação de talento

A digitalização é um dos grandes desafios nos quais a empresa está a trabalhar. De facto, em 2019, concluiu a primeira fase de digitalização dos supermercados, ao torná-los mais eficientes, produtivos e sustentáveis.

Para levar a cabo este projeto de transformação digital, a Mercadona continua com o seu processo de captação de talento, interna e externamente, o que lhe permitiu incorporar mais de 300 pessoas no departamento de informática, entre 2019 e 2020.

Too Good To Go

Too Good To Go acelera expansão nos Estados Unidos da América

Santos e Vale

Santos e Vale abre novo centro logístico no Carregado