in ,

Mercadona investe mais de 140 milhões de euros para reduzir o plástico

Em Portugal existe um supermercado em Matosinhos adaptado a Loja 6.25

A empresa conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da Estratégia 6.25, composta por trabalhadores de diferentes departamentos

A Mercadona planeia investir mais de 140 milhões de euros, nos próximos cinco anos, para reduzir o plástico através da Estratégia 6.25.

A empresa começou a trabalhar nesta estratégia em 2019, envolvendo todos os colaboradores, tornando os diferentes processos da cadeia de montagem mais sustentáveis.

A Estratégia 6.25, que tem o triplo objetivo, até 2025, de reduzir em 25% o plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico, está a ser implementada através de seis ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde a definição das embalagens do futuro, à coordenação com os fornecedores, adaptação das lojas, gestão de resíduos, logística, etc.

 

Lojas

Nos últimos dois meses, a Mercadona adaptou 72 lojas e transformou-as em Lojas 6.25, nas quais já é possível observar avanços na estratégia e cujo objetivo é ouvir a opinião dos clientes e trabalhadores relativamente a todas as ações que a empresa está a desenvolver no âmbito da Estratégia 6.25. Durante esse período, foram recebidas mais de 1.300 sugestões e opiniões, tanto de clientes como de trabalhadores, que estão a contribuir para melhorar as diferentes ações que a Mercadona está a implementar.

As Lojas 6.25 encontram-se atualmente distribuídas por todas as províncias espanholas e, em Portugal, encontra-se em Matosinhos. Este modelo continuará a expandir-se por toda a cadeia ao longo do próximo ano.

Estratégia 6.25

As primeiras duas ações desta estratégia centram-se no facto de, ao longo de 2020, a Mercadona proceder à eliminação dos sacos de plástico de uso único em todas as secções, bem como os descartáveis de plástico de uso único.

A terceira ação, a realizar-se até 2025, implica o compromisso da empresa em reduzir em 25% o uso de plástico nas suas embalagens, eliminando o que não acrescenta valor, substituindo-o por outros materiais e incorporando plástico reciclado.

Além disso, a quarta medida demonstra o compromisso da empresa em tornar recicláveis todas as suas embalagens de plástico, até 2025.

Na quinta ação da Estratégia 6.25, a Mercadona compromete-se a reciclar 100% dos resíduos de plásticos das lojas físicas. E, em sexto lugar, a Mercadona ajudará os clientes a reciclar, fornecendo-lhes informações úteis sobre a reciclagem tanto na loja, como nas embalagens, através de pictogramas indicativos.

Para concretizar esta estratégia, a empresa irá formar os 90 mil colaboradores que integram a Mercadona em Espanha e em Portugal. Além disso, transmitiu também os objetivos da estratégia aos seus fornecedores, que já estão a trabalhar na sua implementação em conjunto com os departamentos de compras e prescrição.

Publicidade

Worten Black Friday

Worten desenvolve o primeiro evento de vendas em “streaming” em Portugal

Europcar Long Term Solutions

Europcar Mobility Group cria solução para ajudar as empresas a se adaptarem à crise económica