De acordo com o mais recente relatório “Spotlight, The Emergence of Industrial Outdoor Storage in Europe”, a Savills prevê um crescimento significativo do espaço de armazenamento industrial ao ar livre (IOS) na Europa, com o investimento no subsector do mercado industrial e logístico a crescer 4,5% anualmente, nos próximos cinco anos.
Fornecendo espaço e instalações para empresas que necessitam de armazenamento outdoor de bens, equipamento ou veículos, o IOS destina-se a uma vasta gama de recursos. Incluem-se a indústria transformadora, a da logística, a da construção, a dos transportes e a da agricultura. Situados em zonas industriais, os locais caracterizam-se por uma grande quantidade de terrenos abertos, com rácios de cobertura típicos que variam entre os 20% e os 40%.
Embora o mercado de IOS varie de acordo com a localização e seja afetado por diferentes fatores, como a regulamentação local, a conectividade e as condições económicas, continua a existir um potencial inexplorado em toda a Europa. Por exemplo, a investigação da Savills, juntamente com os dados do registo predial, identificou terrenos definidos como zona industrial pelo conjunto de dados UK Land Class 23 e calculou que 510 milhões de metros quadrados poderiam ser adequados para utilização em IOS.
“Há uma série de fatores que sugerem que iremos assistir a um maior crescimento neste subsector. O primeiro e mais importante será o ‘boom’ do comércio eletrónico em curso em toda a Europa, sendo que o continente tem percebido a necessidade de espaço adicional, especialmente para gerir as flutuações sazonais. Isto a par dos veículos necessários para a entrega no mesmo dia ou no dia seguinte. Outros fatores incluem as indústrias que dependem de grandes equipamentos, que necessitam de soluções de armazenamento ao ar livre, e o desejo das empresas de reforçar as suas cadeias de abastecimento após a pandemia de Covid-19”, analisa Kevin Mofid, head of industrial & logistics research da Savills.
Oportunidade de investimento
Como resultado, a Savills vê o IOS como uma oportunidade de investimento atrativa, especialmente com a procura de espaço de armazenamento a aumentar num contexto de baixa oferta.
A empresa também espera um crescimento considerável dos valores de arrendamento, que aumentaram 47% no Reino Unido, em 2023, em comparação com o ano passado.
Os principais intervenientes já estão a começar a surgir, particularmente nos Estados Unidos da América, onde alguns investidores institucionais já entraram no mercado. Por exemplo, a JP Morgan Global Alternatives e a Zenith IOS formaram uma joint-venture de 700 milhões de dólares, em fevereiro de 2022, enquanto o Alterra Property Group fechou a sua Alterra IOS Venture II LP, com 524 milhões de dólares em investimentos. A Savills também assistiu ao início deste processo na Europa, com a Realterm a anunciar, em maio deste ano, o crescimento da sua plataforma de transportes e imobiliário, com a aquisição de quatro instalações da IOS. As instalações, situadas nos Países Baixo, têm uma área total de 74.352 metrod quadrados.
“O IOS representa uma oportunidade interessante em todos os mercados imobiliários europeus e esperamos que o volume de transações aumente substancialmente, à medida que os investidores procuram agregar as suas carteiras. Existe simultaneamente uma oferta limitada e um aumento da procura, o que está a conduzir a um crescimento dos valores de arrendamento. Estes ativos são também suscetíveis de desempenhar um papel importante na transição energética, uma vez que podem ser adequados para o armazenamento de veículos elétricos e de baterias. Estamos apenas no início do desenvolvimento do IOS como um sector de pleno direito na Europa, mas a combinação de todos estes fatores torna a proposta muito atrativa”, acrescenta Marcus de Minckwitz, head of EMEA industrial & logistics da Savills.