in

Comissão Europeia dá luz verde à proibição da destruição de têxteis não vendidos

Foto Shutterstock

O Parlamento e o Conselho Europeus chegaram a um acordo provisório sobre o regulamento relativo à conceção ecológica para produtos sustentáveis, que inclui uma proibição explícita da destruição de vestuário e calçado não vendidos.

O texto será submetido a votação final no Parlamento e no Conselho nos próximos meses, com o objetivo de ser implementado até 2028, disse a Comissão Europeia em comunicado.

Haverá exceções para as pequenas empresas e um período de transição para as de média dimensão. Já as grandes empresas terão de comunicar, todos os anos, quantos produtos não vendidos descartam e porquê. A Comissão Europeia espera que a medida desencoraje a prática de destruição dos produtos não vendidos.

 

Estratégia para os Têxteis

O regulamento faz parte da Estratégia para os Têxteis da Comissão Europeia, que visa acabar com a “fast fashion”, na próxima década, dado o seu elevado impacto ambiental.

Esta estratégia inclui também o desenvolvimento de um passaporte digital para os produtos, que deverá ser facilmente acessível e fornecer informações instantâneas sobre a sustentabilidade dos produtos, bem como etiquetas semelhantes às do consumo energético dos eletrodomésticos e indicadores de reparabilidade.

 

Siga-nos no:

Google News logo

h3 kiosks automáticos

h3 reforça novo conceito de loja com aposta na arte urbana

JD Sports

Luz verde para a compra da Spólka Akcyjna pela JD Sports