in

Amazon reduz taxa de adesão ao serviço Prime para atrair consumidores com menores recursos

A Amazon está a fazer frente à Walmart e a atrair as famílias norte-americanas de baixo rendimentos que recebem assistência pública para comprar comida. Para tal, está a reduzir a taxa de adesão ao serviço Prime para 5,99 dólares.

O serviço básico Prime custa 10,99 dólares, ou 99 dólares por uma assinatura anual, e permite a entrega gratuita das compras feitas no site da Amazon, além de acesso ilimitado ao conteúdo audiovisual.

Estima-se que dois em cada 10 norte-americanos recebem alguma ajuda para pagar o carrinho de compras. O negócio da Walmart depende fortemente desses clientes de baixo rendimento e no ano passado registou 13.000 milhões de dólares de receita graças a clientes que usam cupões conhecidos como Programa de Assistência Suplementar de Nutrição (Supplemental Nutrition Assistance Program – SNAP). Esse número também equivale a um quinto de todo o dinheiro gasto com o programa.

Os consumidores de baixo rendimento nos Estados Unidos já usam a Internet para encontrar as melhores ofertas, mas as suas opções de compra são limitadas porque geralmente não têm cartões de crédito ou contas bancárias onde se possam carregar transações eletrónicas. A empresa fundada por Jeff Bezos acabou de criar um sistema que permite que os utilizadores criem contas com dinheiro, que pode ser usado para fazer compras em lojas físicas.

A empresa explica que vai determinar a elegibilidade dos participantes ao desconto a partir da apresentação, como prova, do cartão que usam para os cupões de alimentos.

A iniciativa foi anunciada semanas depois do presidente Donald Trump propor um corte drástico ao programa de alimentos.

Luso com Gás apoia Bombeiros Portugueses

OCDE melhora previsões de crescimento para Portugal