in

OCDE melhora previsões de crescimento para Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reviu em alta as previsões de crescimento económico para Portugal.

Segundo o último “Outlook Económico” da organização, a economia portuguesa vai crescer 2,1% este ano, o que compara com a estimativa de aceleração do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,2% publicada em novembro. “Prevê-se que o crescimento económico se fortaleça para cerca de 2% em 2017 antes de diminuir ligeiramente em 2018”, revela o “outlook” da OCDE

O valor apresentado é também mais otimista do que a previsão do Governo. “As exportações continuarão a apoiar o crescimento, beneficiando das reformas estruturais dos últimos anos”.

Apesar disso, a OCDE ressalva que “a procura interna não deverá aumentar substancialmente devido ao endividamento do sector privado persistentemente elevado”. A organização sublinha que o país tem beneficiado significativamente da globalização, principalmente no período pós-crise. As exportações agora estão em 40% do PIB, face aos 27% em 2005.

Quanto ao investimento, a previsão da OCDE é que dispare para 6,5%, dos anteriores 0,7%. “O investimento poderia ainda ser estimulado por medidas para restabelecer a saúde do sector bancário, nomeadamente através de incentivos regulamentares para que os bancos implementem um plano credível para a reestruturação dos empréstimos improvisados”, refere. “Um crescimento mais forte proporcionaria um benefício muito necessário em termos de sustentabilidade fiscal”.

Já sobre a inflação subjacente, a organização prevê um aumento em 2018, devido a restrições de oferta, incluindo o envelhecimento da população e baixa população em idade ativa. Ainda sobre o mercado de trabalho, a OCDE prevê uma queda do desemprego para 9,7% este ano.

Amazon reduz taxa de adesão ao serviço Prime para atrair consumidores com menores recursos

Quase metade dos lares espanhóis compram uma referência ecológica