in ,

Nestlé negoceia novo investimento para Portugal

Nestlé-negoceia-novo-investimento-para-Portugal_img
Jordi Llach

Em 2016, a Nestlé investiu em Portugal 15 milhões de euros. Deste montante, 5,4 milhões de euros foram investidos na melhoria das três fábricas existentes no país.

O investimento para este ano deverá rondar os nove a 10 milhões de euros, segundo adiantou Jordi Llach, diretor geral da Nestlé Portugal, durante a apresentação dos resultados de 2016. “Em 2017 não vamos ter o mesmo nível de investimento de outros anos. Vamos focar investimento no desenvolvimento e modernização do centro de distribuição em Avanca, na melhoria do negócio fora do lar, onde estamos a crescer, e nas fábricas vamos continuar a investir”.

 

Investimento para Portugal

A empresa está ainda negociar com a casa-mãe, na Suíça, outra linha de investimento para Portugal, contudo, Jordi Llach não quis adiantar qual a área de negócio em questão, o montante global de investimento, nem com que países Portugal está a concorrer. “Mais do que o montante de investimento, é o que significa conseguir o investimento. Não se trata de um super investimento. Esperamos que este investimento traga consigo ainda mais solidez para o futuro da Nestlé Portugal”, disse o diretor geral da Nestlé Portugal.

Nos últimos cinco anos, a multinacional suíça investiu nas suas operações em território nacional um total de 80 milhões de euros. Na fábrica multiproduto de Avanca realizou-se um conjunto de investimentos no montante global de 4,3 milhões de euros, repartidos por quatro áreas: nutrição, bebidas, Nestlé Professional e cereais de pequeno-almoço.

 

Produção

Fruto também deste investimento, a fábrica de Avanca passou ainda a produzir, em exclusivo para exportação para os países nórdicos, dois produtos das gamas de cereais infantis e de cereais para adulto. A fábrica de Avanca é responsável por uma produção anual de 34 mil toneladas, destinando-se uma parte significativa da sua produção (54%) à exportação.

Na fábrica de cafés torrados do Porto, o investimento realizado foi cerca de 708 mil euros, em equipamento destinado à introdução de aumentos de eficácia nas linhas de produção, segurança, ambiente e conforto dos colaboradores. A fábrica do Porto produz anualmente 12 mil toneladas de café, seus sucedâneos e açúcar, destinando cerca de 21% da sua produção à exportação.

 

Lagoa

Nos Açores, a fábrica de leite em pó de Lagoa recebeu um investimento de cerca de 446 mil euros. A fábrica de Lagoa seca anualmente mais de 55 milhões de litros de leite, produzindo 7,6 toneladas de leite em pó e manteiga. Do total da sua produção, 34% é exportado para sociedades aliadas. A fábrica produz leite para máquinas automáticas e outros tipos de leite em pó para incorporação em farinhas lácteas (Cerelac) e chocolates.

Os restantes 9,5 milhões de euros foram investidos na introdução de melhorias na rede do negócio de fora do lar, na logística e no parque informático.

 

Fornecedores nacionais

Além disso, no ano passado, a Nestlé Portugal concentrou nos seus fornecedores nacionais 71% das suas compras, num valor global de 120 milhões de euros. Comprou a fornecedores portugueses 35% das matérias-primas, 91% do material de embalagem e 92% dos serviços necessários às operações.

Esta é também uma forma de criar e partilhar valor com as comunidades onde estamos inseridos e, simultaneamente, introduzir eficiências logísticas com ganhos ambientais para a nossa cadeia de valor”, diz a empresa.

Maior grupo de compras europeu passa a operar a nível global

“É um grande orgulho estar à frente desta empresa e é sem sacrifício que o faço todos os dias”