in ,

IKEA e Grupo LEGO apresentam BYGGLEK

Brincar é crucial para o bem-estar dos adultos e das crianças. Juntos, o Grupo LEGO e a IKEA procuram e desenvolvem soluções para estimular a brincadeira em toda a casa. Dessa colaboração nasce BYGGLEK.

Há cerca de um ano, o Grupo LEGO e a IKEA juntaram esforços para serem criativos, partilhar conhecimento e experiências e criarem novas soluções para facilitar a brincadeira em todos os cantos da casa. Uma pesquisa das duas empresas demonstrou que as crianças precisam de mais tempo para brincar com os pais. Ao mesmo tempo, os pais acreditam que brincar é essencial para a felicidade e bem-estar das crianças. Apesar disto, as crianças e os adultos encontram diversas barreiras na altura de fazer a brincadeira acontecer. Enquanto as agendas cheias e os trabalhos de casa não ajudam a criar tempo, a falta de espaço para brincar é outra das grandes dificuldades apontadas. “Há um conflito entre a maneira como um adulto olha para a organização e como um adulto olha para a criatividade. Todo o adulto já pisou um tijolo LEGO durante a noite. Mas organizar as peças, na maioria das vezes, também significa parar a brincadeira. Os adultos organizam por tipologia – meias numa gaveta e cintos na outra. As crianças organizam por histórias, juntando peças diferentes e coisas tão dispares como uma nave espacial meio construída. Nesta aparente desorganização é que encontram as peças que faltam. E se conseguíssemos transformar o que para nós, adultos, é uma confusão em algo algo maravilhoso?”, diz Rasmus Buch Logstrup, designer no Grupo LEGO.

As diferentes perspetivas podem levar as crianças a pensar que as regras dos seus pais são feitas para os impedir de brincar. Os pais, por sua vez, sentem que uma casa desarrumada os impede de desempenhar as suas tarefas diárias. A ambição da IKEA e do Grupo LEGO é superar estes obstáculos, na esperança de passar do “não” para o “sim”, na hora de brincar, ao mesmo tempo que se respeitam as tarefas do dia-a-dia. “Para alcançar isto, o pensamento sistémico é a chave. Sabemos que as crianças continuam a construir a história na sua cabeça, muito depois de parar de brincar e, por isso, perguntamo-nos a nós mesmos como poderíamos assegurar um reinício rápido das brincadeiras? As crianças brincam com ecrãs porque são rápidos e fáceis de (re)começar. Então, e se pudéssemos fazer as brincadeiras com LEGO começarem ou reiniciarem mais rapidamente? Seria mais fácil começar e de continuar na mente das crianças”, afirma Andreas Fredriksson, designer da IKEA.

Para possibilitar a brincadeira por toda a casa, com pausas, uma solução intergeracional é necessária. Além disso, diferentes divisões necessitam de diferentes soluções, que podem mudar de acordo com as diferentes fases da vida da família. “Juntar as pessoas para brincar e possibilitar mais momentos desses são o principal objetivo para nós e para o Grupo LEGO, baseado nas nossas respetivas visões, missões e objetivos. É por isso que decidimos ver o que aconteceria se trabalhássemos juntos, para tentarmos que cada vez mais pessoas digam “sim” à brincadeira”, acrescenta Andreas Fredrikssson.

O objetivo é que BYGGLEK esteja à venda a partir de 2020.

Produtores europeus assinam memorando de entendimento para fornecer valor energético das bebidas espirituosas

Fnac acaba com sacos plásticos e promove a adoção de sacos reutilizáveis