in

Vendas da IKEA Portugal chegam aos 438 milhões de euros

Loja online regista um dos maiores crescimentos do Grupo Ingka

A IKEA Portugal encerrou o ano fiscal de 2020 com 438 milhões de euros em vendas totais e com a loja online a registar um dos maiores crescimentos do Grupo Ingka.

Apesar dos desafios económicos e de saúde pública motivados pela Covid-19, que levou ao encerramento das lojas da marca em Portugal, a IKEA continua a transformar o seu negócio para se tornar cada vez mais conveniente, acessível e sustentável. Portugal foi um dos mercados que mais cresceu em e-commerce, tendo registado um valor anual mais de três vezes superior ao ano anterior, alcançando 66.499 milhões de euros em vendas. Contudo, apresentou um decréscimo das vendas totais de 8,2% face ano anterior (1 de setembro 2018 a 31 agosto 2019). Durante o ano, foram recebidos 12,6 milhões de visitantes nas lojas físicas e estúdios de planificação e mais de 46 milhões de visitas online.

Apesar do período difícil e extraordinário que atravessamos, os nossos resultados traduzem a resiliência do negócio IKEA e a relevância da marca na vida das pessoas. Apesar do encerramento temporário das nossas lojas, e do impacto que teve no nosso negócio, a IKEA conseguiu manter um bom desempenho graças ao trabalho e dedicação de todas as pessoas que trabalham na empresa, que continuam a demonstrar uma forte liderança e empreendedorismo diariamente. É por isso que estamos confiantes no futuro e entusiasmados por levar soluções ainda mais acessíveis e sustentáveis a cada vez mais pessoas”, afirma Ricardo Pereira, CFO da IKEA Portugal.

 

Apoio à comunidade

Recorde-se que, no ano fiscal de 2020, agora terminado, o Grupo Ingka disponibilizou 26 milhões de euros em produto para apoiar as comunidades impactadas pela pandemia de todos mercados e decidiu devolver o apoio disponibilizado pelo Governo às empresas no início da crise pandémica.

Simultaneamente, assistiu-se a uma enorme aceleração digital, que se tornou o principal ponto de contacto com os clientes IKEA, de forma a atender às novas e diferentes necessidades dos mesmos. Esta aceleração traduziu-se num aumento de 26% do número de visitantes ao site IKEA.pt ,para 46,1 milhões, colocando Portugal numa posição de destaque em relação a outros mercados do grupo.

 

Resultados consolidados

Num ano em que se acentuou a relevância da vida em casa, o Grupo Ingka anunciou sólidos resultados de vendas globais, em relação ao mesmo período, registando 35,2 mil milhões de euros de vendas no exercício financeiro de 2020.

Publicidade

Compras

Filhos impulsionam compras sustentáveis

alojamento local

Época alta do alojamento local fecha com ocupação de 11% em Lisboa e 16% no Porto