in ,

IKEA converte as suas lojas em campos de cultivo

A IKEA lançou um projeto de horta urbana na Suécia, onde os legumes cultivados serão posteriormente vendidos.

A multinacional escandinava instalou estufas junto das suas lojas em Malmö e Helsingborg, onde cultivou alfaces que depois serão utilizadas nas saladas servidas nos restaurantes destes pontos de venda.

A iniciativa está a ser desenvolvida em parceria com a empresa de agricultura circula Bonbio, com o objetivo de tornar a IKEA autossuficiente no cultivo das alfaces utilizadas nas suas saladas. “Podemos colher entre 15 a 20 quilogramas por dia”, indica Catarina Englund, diretora de inovação e sustentabilidade global do grupo.

Baseada num sistema hidropónico, nesta horta, as plantas não necessitam de terra nem pesticidas e utilizam menos 90% de água e menos de metade da área de cultivo convencional, graças às luzes LED que funcionam com energia renovável.

Os contentores contam com quatro estantes que acolhem até 3.600 plantas, alimentadas por nutrientes extraídos de detritos orgânicos, incluindo desperdícios dos restaurantes das lojas IKEA. “Utilizamos os nossos próprios resíduos de alimentos da loja para criar uma solução nutritiva na fábrica de biogás Bombio/OX2. O objetivo é estabelecer um circuito circular fechado de alimentos”, acrescenta Catarina Englund.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Europastry alia-se à Ferrero e à Nestlé para lançar novas referências

Carlsberg vende fábrica na Noruega