in ,

Henkel apresenta forte desempenho no 1.º trimestre

No primeiro trimestre, as vendas da Henkel superam, pela primeira vez, os cinco mil milhões de euros (5.064 milhões de euros), num crescimento nominal de 13,6% e orgânico de mais 4%.

“A Henkel apresentou um forte desempenho no primeiro trimestre, apesar do mercado altamente desafiante. Os mercados de bens de consumo caracterizaram-se pela intensificação da pressão promocional e, também, ao nível dos preços. Conseguimos aumentar significativamente as vendas e os lucros e aumentámos, ainda mais, o retorno ajustado sobre as vendas. Pela primeira vez, as vendas trimestrais superaram os cinco mil milhões de euros. O lucro operacional ajustado também atingiu um novo patamar recorde. Todas as três unidades de negócio e todas as regiões contribuíram para o excelente desenvolvimento e a elevados registos de lucros obtidos”, explica Hans Van Bylen, CEO da Henkel. “Este forte desempenho foi impulsionado pelas nossas marcas principais e inovações, pela intensificação do nosso foco nos clientes e consumidores, pela aceleração da digitalização das nossas atividades e pelo grande compromisso da nossa equipa global”, acrescenta.

Relativamente ao ano fiscal de 2017, Hans Van Bylen afirmou que a Henkel espera “que o mercado se mantenha volátil e incerto ao longo do ano. É provável que as flutuações cambiais continuem e que aumentem os preços das ‘commodities’. Também antecipamos um novo aumento da pressão promocional e de preços nos mercados de bens de consumo. No entanto, estamos empenhados em manter o nosso crescimento positivo”.

Num contexto altamente desafiante, a Henkel confirmou as suas perspetivas para o ano fiscal corrente. “Esperamos um crescimento orgânico das vendas na ordem dos 2% a 4%. Esperamos que a nossa margem EBIT ajustada aumente para mais de 17% e o lucro ajustado por ação preferencial cresça entre 7 e 9%“, afirma Hans Van Bylen. Com 5.064 milhões de euros, as vendas no primeiro trimestre de 2017 atingiram um novo patamar histórico e cresceram nominalmente 13,6% em relação ao trimestre anterior. Os efeitos cambiais positivos representaram 1,1% desse crescimento.

A contribuição das aquisições e desinvestimentos foi de 8,5%, principalmente como resultado da aquisição da The Sun Products Corporation. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e as aquisições/desinvestimentos, apresentaram um aumento de 4%. O crescimento orgânico das vendas foi impulsionado por todas as unidades de negócio. A unidade de negócios Adhesive Technologies apresentou um crescimento orgânico nas vendas de 5,5%. Já Beauty Care, por seu turno, apresentou um crescimento orgânico de vendas de 2,3%.  Por último, Laundry & Home Care registou um aumento orgânico nas vendas de 3%.

Os mercados emergentes deram novamente uma contribuição acima da média para o crescimento orgânico do grupo, registando um crescimento orgânico nas vendas de 6,7%, enquanto os mercados maduros registaram um crescimento orgânico das vendas de 2,1%. A Henkel apresentou um crescimento orgânico das vendas em todas as regiões: as vendas na Europa Ocidental cresceram 1,8%. A Europa Oriental alcançou um crescimento de 4,4%. Nas regiões de África/Médio Oriente, as vendas cresceram 2,2%. Na América do Norte aumentaram 2,9%. A América Latina obteve um crescimento de 8,2% e na região Ásia-Pacífico as vendas cresceram 9,1%.

O lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou em 13,8%, para 854 milhões de euros. As três unidades de negócios contribuíram para esse desempenho positivo. O retorno sobre as vendas ajustado (margem EBIT) subiu 0,1 pontos percentuais para 16,9%. O lucro ajustado por ação preferencial cresceu 11%, de 1,27 euros para 1,41 euros. O capital líquido de gestão como percentagem das vendas melhorou 0,5 pontos percentuais para 4,9%.

A unidade de negócio Adhesive Technologies gerou um forte crescimento orgânico de vendas de 5,5% no primeiro trimestre. Nominalmente, as vendas aumentaram 7,1% para 2.295 milhões de euros. O lucro operacional ajustado cresceu 10,5% e atingiu 415 milhões de euros. O retorno ajustado sobre as vendas registou um aumento para 18,1%.

Por sua vez, a unidade de negócios Beauty Care registou um bom crescimento orgânico de vendas de 2,3% no primeiro trimestre. Em termos nominais, as vendas cresceram 6,4% para 1.011 milhões de euros. O lucro operacional ajustado atingiu 169 milhões de euros, um aumento de 7,4% em relação ao trimestre anterior. O retorno ajustado sobre as vendas registou um bom aumento e atingiu os 16,7%.

Por fim, Laundry & Home Care gerou um forte crescimento orgânico das vendas de 3% no primeiro trimestre. Nominalmente, as vendas aumentaram 29,5% para 1.726 milhões de euros em comparação com o último trimestre do ano anterior. O lucro operacional ajustado cresceu 22,8% para 298 milhões de euros, enquanto o retorno ajustado sobre as vendas foi de 17,3%. A aquisição da The Sun Products Corporation contribuiu significativamente para as vendas e lucro operacional registados.

Mercado das embalagens de plástico cresce 3,2%

Shoprite assina contrato de investimento em Angola