in

Coviran regista crescimento de 4% no volume de negócio

Em 2016 a Coviran obteve vendas brutas sob insígnia de 1.260 milhões de euros que voltam a posicioná-la no Top 10 da distribuição no seu sector. Desses, cerca de 106 milhões realizaram-se em Portugal e 1.154 milhões em Espanha. As vendas de superfície constante cresceram 1% durante o exercício. Assim mesmo, o volume de negócio foi incrementado em quase 4%, até alcançar os 660 milhões de euros.

Já as restantes magnitudes financeiras mantêm, um ano mais, a linha de crescimento: um benefício antes de impostos de 1,27 milhões de euros, 4,3% mais que em 2015, e o benefício líquido alcançou os 1,04 milhões de euros, 13% mais.

Por outra parte, o EBITDA aumentou 5% até 7,5 milhões de euros, e o cash flow social ascendeu aos 554 milhões de euros, 2% mais. Estes valores dão conta do investimento da Coviran na economia local. Segundo o comunicado da insígnia: “O seu modelo cooperativo contribui para fortalecer a economia e o emprego da sua área de influência com uma melhor redistribuição da riqueza criada. O rácio de emprego criado pelo investimento quase triplica em outras marcas“.

No último ano realizou compras aos fornecedores nacionais por mais de 508 de milhões de euros e incrementou a sua empregabilidade em 2%, criando 14.926 postos de trabalho.

A Assembleia Geral de Sócios da Coviran celebrada em Granada aprovou de forma unânime as contas anuais do exercício 2016, apoiando a gestão do Conselho Reitor e do presidente e CEO do Grupo, Luis Osuna.

O ato foi clausurado pelo presidente da câmara de Granada, Francisco Cuenca, que felicitou a Coviran pelos seus 55 anos de vida: na sua intervenção ressaltou a notoriedade do seu presidente, o valor que fornece à sociedade na criação de riqueza e emprego e mostrou a sua satisfação porque a cooperativa levou o nome da cidade a toda a geografia ibérica.

Os resultados de 2016 evidenciam a solidez do grupo, dado o crescimento das suas principais magnitudes financeiras, e o desenvolvimento dos seus projetos, somando ao seu plano de expansão nacional e internacional, uma vez que a companhia tem recorrido em muitos territórios de Espanha, como Catalunha, Canárias, Madrid ou Galicia e também em Portugal, sem perder de vista as possibilidades existentes em Marrocos face a 2019.

Para 2017, no seu plano de expansão a Coviran contempla a abertura de um centro logístico na Catalunha e a aposta por aqueles territórios onde ainda tem oportunidades de crescimento, como Madrid ou a Galiza, além de Portugal, que continuará a ter um papel muito relevante nas políticas da cooperativa e assim espera alcançar neste ano os 300 associados.

Em relação ao investimento, durante 2016, a cooperativa destinou 9 milhões de euros ao melhoramento e modernização dos pontos de venda, a implantação tecnológica assim como aos diferentes planos de expansão nos quais estão imersos. A Coviran inaugurou uma nova plataforma em 2016, em Tenerife. Esta nova aposta supõe além da criação de emprego para a comunidade, onde a cooperativa cria cerca de 200 postos de trabalho.

ASAE apreende mais de 600 mil euros de produtos contrafeitos

Nestlé apresenta nova gama Clusters