in

Carregamentos na rede Mobi.E crescem 68% em 2023

MOBI.E

A rede Mobi.E volta a superar os recordes anuais em 2023, com o novo melhor ano de sempre da mobilidade elétrica em Portugal. Em termos acumulados, registaram-se mais de 3.727 mil carregamentos de veículos elétricos na rede Mobi.E, o que representa um aumento de 68% face ao ano anterior.

Os consumos de energia, face ao período homólogo aumentaram 95%, fixando-se em cerca de 71.500 MWh. O número de utilizadores também cresceu 69%, com um total de 174.500 utilizadores a carregarem o seu veículo, pelo menos, uma vez num dos pontos da rede, durante o ano passado.

 

Infraestrutura

Em 2023, a infraestrutura de carregamento de acesso público continuou a crescer a ritmo acelerado, numa média de 25 postos instalados por semana, aumentando cerca de 1.300 postos no total do ano. No final do ano, a rede Mobi.E dispunha de cerca de 4.450 postos de carregamento e mais de 7.800 pontos de carregamento de acesso público.

Em termos de potência disponível, ronda atualmente os 248 mil kW, cerca de 13% acima do imposto pelo Regulamento Europeu “Alternative Fuel Infrastructure Regulation”. Neste momento, 37% da rede Mobi.E de acesso público é constituída por postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, com potências superiores a 22 kW.

Nota de registo também para o significativo aumento dos postos de acesso privado ligados à rede Mobi.E, denominados Detentores de Pontos de Carregamento (DPC), que, ao longo do ano, mais do que duplicaram (+110%) ultrapassando, no final de 2023, os 1.700.

 

Metas ultrapassadas

Comparando a rede de acesso público existente em Portugal, no final do ano, com o estudo “Infraestruturas de Apoio à Transição Energética da Mobilidade em Portugal”, preparado pela consultora TIS e divulgado pela Mobi.E em outubro último, que traça um cenário de desenvolvimento até 2050, as metas para 2023 foram largamente ultrapassadas, já que se estimava que a 31 de dezembro existissem 6.104 pontos de carregamento, prevendo-se que 30% desses pontos fossem de carga rápida ou ultrarrápida.

A mobilidade elétrica em Portugal tem vindo a crescer de forma exponencial, algo que estes resultados demonstram. Os números ilustram a nossa capacidade em darmos resposta a um aumento cada vez mais significativo da procura e da adesão a esta forma de mobilidade sustentável. O investimento que será feito na rede Mobi.E ,ao longo dos próximos anos, irá permitir um alcance cada vez mais reforçado da rede de carregamentos“, refere Luís Barroso, presidente da Mobi.E.

 

Siga-nos no:

Google News logo

iva zero

Em 4 dias, 14 produtos já subiram acima dos 6% referentes ao IVA

Microsoft phishing

Microsoft volta a ser a marca mais copiada para ataques de phishing no 4.º trimestre de 2023