89% dos portugueses gosta de experimentar novos produtos e 81% está disposto a pagar mais por um produto novo que satisfaça. No entanto, 32% afirma que não existem muitos novos produtos no mercado. Esta é uma conclusão da análise do Produto do Ano, sistema de avaliação que distingue produtos e serviços pela sua inovação, que realizou recentemente um estudo com o objetivo de compreender o que os portugueses mais valorizam no que diz respeito à inovação de novos produtos.
Quando questionados sobre a inovação dos mesmos, 63% dos inquiridos mostra-se também disposto a pagar mais por um produto que é mais inovador do que aquele que geralmente compra.
Para as empresas, é importante entender o que as pessoas procuram nos produtos, para que as marcas possam adaptar e inovar nos artigos apresentados ao público. Tânia Lucas, diretora de marcas próprias do Continente, salienta “a Marca Continente tem uma longa relação de confiança com os consumidores, que é fruto do trabalho e dedicação que colocamos na forma como pensamos e desenvolvemos os nossos produtos”. A diretora reforça ainda a relevância dos produtos Continente receberem o selo Produto do Ano. “Obter a distinção de Produto do Ano é simultaneamente um orgulho e uma responsabilidade: um orgulho pelo reconhecimento por parte dos nossos clientes quanto à qualidade dos nossos produtos e uma responsabilidade que nos impulsiona a prosseguir este caminho de elevar continuamente a fasquia, em prol do consumidor que assim o exige e, sobretudo, que assim o merece”.
Produto do Ano
Este estudo contempla também a importância do selo Produto do Ano para os consumidores. A pesquisa revela que 81% dos portugueses já viu o símbolo Produto do Ano em produtos quando faz compras e 62% afirma que ver um produto com o selo Produto do Ano motiva a comprar esse mesmo produto.
Por último, 49% das pessoas concorda que os produtos com o selo Produto do Ano são as melhores novidades lançadas no mercado e que estaria disposto a mudar a sua marca habitual para outra que tenha produtos com este selo. Assim como 46% dos inquiridos revela que sempre que pode, compra produtos que receberam a distinção do sistema de avaliação.
“Este estudo põe a descoberto os principais fatores que os portugueses privilegiam no momento de escolherem as suas compras. É interessante perceber que a grande maioria dos consumidores gosta de experimentar novos produtos. Do ponto de vista das empresas, é também importante entender o que as pessoas procuram e valorizam nos produtos que compram e consomem”, comenta Sónia Cardoso, Managing Partner do Produto do Ano.