in

Startup portuguesa ZeroPact recebe prémio El Corte Inglés Retail Challenge

Inicia piloto com gigante do retalho

El Corte Inglés Retail Challenge ZeroPact

A ZeroPact, uma startup portuguesa focada em descarbonização, conquistou o primeiro lugar no El Corte Inglés Retail Challenge durante a Web Summit, recebendo 15 mil euros.

A vitória permitirá iniciar um piloto com o El Corte Inglés, testando a sua tecnologia para cálculo e compensação da pegada carbónica de produtos no sector do retalho.

A startup portuguesa ZeroPact.co apresentou a sua ferramenta gratuita, que permite às empresas de e-commerce calcular e compensar automaticamente a pegada carbónica dos seus produtos. Utilizando inteligência artificial, a plataforma analisa as emissões de CO₂ ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos, desde a extração das matérias-primas até ao final de vida do produto.

Com a aproximação da obrigatoriedade do Digital Product Passport (DPP), em 2027, a ZeroPact oferece uma solução prática e acessível para as marcas avaliarem e reduzirem o impacto ambiental, ao mesmo tempo que envolvem os consumidores na jornada pela sustentabilidade.

 

Sustentabilidade como prioridade

A relevância da sustentabilidade para os consumidores é sublinhada por João Morgado, CEO da ZeroPact. “Os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos às práticas ambientais das marcas. O Barómetro Mastercard 2023 – Perceção da Sustentabilidade em Portugal revela que 80% dos portugueses dá importância à política de sustentabilidade dos comerciantes ou fornecedores e que 52% já deixou de comprar um produto devido à má reputação ambiental de uma marca. Estes números mostram a urgência das empresas em adotar práticas transparentes e alinhadas com as expectativas de um consumidor mais consciente”, afirma João Morgado, CEO da ZeroPact. “Além disso, 87% dos portugueses manifesta interesse em saber a pegada carbónica das suas compras, com esta percentagem a subir para 90% entre as mulheres. No entanto, apenas 15% conhece a sua própria pegada carbónica, apesar de 74% já estar familiarizado com o conceito. Este cenário evidencia uma grande oportunidade para as empresas liderarem na comunicação de sustentabilidade e oferecerem ferramentas que ajudem os consumidores a tomar decisões mais informadas e sustentáveis”, acrescenta Morgado.

 

Piloto com gigante do retalho

Assunção Cristas, sócia da VdA e ex-ministra do Ambiente, sublinha a relevância da solução. “A entrada em vigor do Digital Product Passport marcará uma mudança profunda na forma como as empresas comunicam a sustentabilidade dos seus produtos. Modelos inovadores, como o da ZeroPact, são essenciais para apoiar as empresas neste processo, proporcionando soluções práticas que facilitam a medição e transparência das emissões de carbono. Estas ferramentas são cruciais para alinhar o sector empresarial com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para a criação de uma economia mais responsável e resiliente.

É entusiasmante saber que o projeto vencedor foi na área da sustentabilidade, o que revela o compromisso da empresa em trabalhar continuamente na redução da sua pegada ambiental. A aplicação da tecnologia na área de sustentabilidade permite fornecer aos clientes informações claras e precisas sobre a pegada de carbono dos produtos que adquirem. Além disso, pode criar um modelo replicável para o sector como um todo, impulsionando uma transformação mais ampla em direção à sustentabilidade“, Vasco Marques Pinto, sustentabilidade El Corte Inglés.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

KuantoKusta Pix pagamentos

KuantoKusta introduz sistema brasileiro de pagamentos Pix em Portugal

comércio social

Comércio social tornar-se-á uma indústria de um bilião de dólares até 2028