Um inquérito conduzido pela Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, no início de novembro, a mil portugueses, revela as principais tendências e intenções de compra para a Black Friday deste ano. Os dados indicam que os portugueses vão usar esta época de descontos para fazerem as suas compras de Natal (45,7%) e de tecnologia (34,5%), com a maioria dos consumidores a planear as suas aquisições de forma consciente e cautelosa.
Apenas 10% dos inquiridos afirmou que não vai fazer nenhuma compra esta Black Friday.
Com os presentes de Natal e artigos de tecnologia no topo das preferências, são os inquiridos do sexo masculino a mostrar uma particular atenção para este tipo de produtos (47,8% dos homens inquiridos), enquanto a maioria das mulheres (29%) irá privilegiar as compras de produtos de vestuário e calçado.
Preferências entre as várias gerações
Outro ponto destacado por este inquérito é o forte apelo do universo digital para os consumidores portugueses, independentemente do seu género ou idade. Mais de metade dos inquiridos (54,6%) planeia pesquisar e efetuar as suas compras online, incluindo mesmo as faixas etárias mais altas: entre os consumidores de 55 a 65 anos, 37,7% afirma que vai preferir pesquisar e comprar online, em comparação com 29% que opta pela pesquisa em loja e compra também em lojas físicas.
Ainda assim, 28,4% dos inquiridos deste grupo afirma que, apesar de realizar as compras em loja física, vai fazer as suas pesquisas de produtos online.
Consumo será cauteloso e planeado
Em termos de orçamento, os portugueses mostram-se conscientes e moderados nos gastos. Apenas 3,6% afirma que provavelmente vai acabar por gastar muito durante esta Black Friday. Em contraste, quase metade dos respondentes (45,5%) indica que já está a monitorizar os preços para garantir que faz um bom negócio.
Além disso, 31% dos inquiridos planeia tirar partido das promoções para comprar artigos que já precisaria de adquirir, mas a um custo mais vantajoso.
Homens dispostos a gastar mais dinheiro do que as mulheres
O inquérito da Klarna também mostra diferenças entre homens e mulheres nas previsões de valores médios que pretendem gastar. Entre todos os homens entrevistados, 28,9% planeia gastar até 250 euros, enquanto o intervalo de valores mais apontado pelas mulheres (28,4%) pretende limitar o orçamento a 100 euros. Essa diferença reflete-se nas preferências de compra, com os homens mais inclinados a adquirir tecnologia, produtos geralmente mais caros.
No que respeita aos métodos de pagamento, o cartão de débito surge como a opção preferida para 60,2% dos inquiridos, com as opções de pagamentos flexíveis e sem juros a serem apontadas por 3,9% das pessoas.
“Os resultados deste inquérito antecipam uma Black Friday ponderada para os consumidores portugueses, que pretendem aproveitar as melhores ofertas. Para ajudá-los a poupar ainda mais, lançámos o nosso programa de Cashback, que lhes permite recuperar até 10% do valor das suas compras”, afirma Alexandre Fernandes, country manager da Klarna em Portugal e Espanha.