Os portugueses estão cada vez mais exigentes no momento de fazerem as suas compras. Atualmente, através da Internet e redes sociais, os consumidores têm à sua disposição uma grande oferta de informações sobre produtos e serviços, o que lhes permite comparar os preços, a qualidade e a reputação de marcas mais fácil e rapidamente. Ainda, face às dinâmicas de mercado instáveis, os consumidores têm vindo a ser cada vez mais seletivos na escolha dos artigos que compram, procurando produtos de qualidade a preços mais acessíveis.
Um estudo recente desenvolvido pelo Produto do Ano, sistema de avaliação que distingue produtos e serviços pela sua inovação, revelou os fatores que os portugueses mais privilegiam na compra de produtos inovadores.
Segundo o estudo, 72% das pessoas espera que o produto novo que estão a comprar tenha uma boa relação qualidade/preço e 53% deseja que esses produtos sejam eficazes na sua função principal. 22% dos inquiridos destaca também a importância de adquirir um artigo que lhes faça ganhar tempo.
Através deste levantamento, é possível destacar que 32% dos consumidores procura produtos que melhorem a sua saúde e 25% considera que a sustentabilidade é um fator relevante quando procura novos produtos. Por outro lado, 18% das pessoas valoriza que os produtos sejam naturais.
Por último, 15% dos inquiridos revela a importância de os produtos serem inovadores e 13% considera que os artigos que apresentem novas tecnologias são mais atrativos. De toda a amostra analisada, 7% tem ainda em consideração o facto de ser um produto que se pode levar para todo o lado e 6% considera que o artigo deve ser divertido.
Consumo consciente
“Através deste estudo, podemos concluir que os consumidores portugueses estão cada vez mais conscientes das suas escolhas de consumo e estão dispostos a pagar por produtos de qualidade e que sejam sustentáveis. As empresas que investem na qualidade, no preço justo e na sustentabilidade dos seus produtos conseguem, desta forma, responder às novas necessidades dos consumidores e, assim, destacam-se no mercado”, salienta Sónia Cardoso, Managing Partner do Produto do Ano.
Com as mudanças dos hábitos de consumo dos portugueses, as marcas têm de se adaptar e reinventar para corresponder às expectativas e necessidades dos consumidores. Como o estudo demonstra, ainda que a qualidade e os preços acessíveis sejam os fatores mais atrativos para a maioria das pessoas, é também importante que as marcas se posicionem sobre temas importantes para a sociedade. Em suma, para alcançarem o seu público-alvo, as empresas devem procurar conhecer os seus clientes e responder às suas exigências.
Siga-nos no: