A exposição excessiva à luz solar e ao calor pode levar a potenciais problemas, e até a vários perigos, com o smartphone. É verdade: também os nossos equipamentos sofrem com “insolação”! Apresentamos alguns desses problemas para que, no futuro, se possa proteger melhor o smartphone.
O dano na bateria é dos problemas mais comuns associados à exposição do smartphone ao calor e à luz solar extremos. As temperaturas elevadas podem fazer com que a bateria do smartphone se degrade mais rapidamente. Isto implica uma redução da duração da bateria, uma diminuição da capacidade, velocidades de carregamento mais lentas ou dificuldades em carregar o dispositivo e, em casos extremos, até mesmo inchaço ou fugas.
Por outro lado, as altas temperaturas podem causar danos no ecrã e, até mesmo, deformação do smartphone. A exposição prolongada à luz solar direta pode fazer com que o ecrã fique descolorido ou desenvolva um efeito “burn-in”, em que imagens ou ícones persistentes ficam permanentemente gravados no ecrã. Pode fazer também com que os componentes de plástico ou metal do smartphone se deformem, levando a desalinhamentos ou problemas com os botões e conectores físicos.
O calor pode ainda afetar o desempenho geral do smartphone. O dispositivo pode abrandar ou tornar-se lento, uma vez que os componentes internos têm dificuldade em funcionar eficazmente a altas temperaturas. Paralelamente, os componentes internos do smartphone, como a CPU, a GPU e outros chips, podem sofrer danos devido ao calor excessivo. Estes danos podem levar ao mau funcionamento ou mesmo à avaria permanente do dispositivo.
Por último, as temperaturas elevadas podem provocar falhas no software, levando a congelamentos ou reinícios inesperados, assim como afetar a integridade do armazenamento, podendo levar à corrupção ou perda de dados. O que pode resultar no desaparecimento de ficheiros ou fotografias importantes.
Alguns conselhos práticos
Para minimizar estes riscos, deve-se evitar deixar o seu smartphone exposto à luz solar direta, especialmente num automóvel ou no parapeito de uma janela. Ao utilizar o telemóvel ao ar livre num dia quente, deve-se tentar mantê-lo à sombra e não o expor à luz solar direta durante longos períodos. Se se notar que o telemóvel está a ficar demasiado quente, deve ser desligado ou colocado no modo de espera.
Ao tomar estas precauções, pode-se ajudar a proteger o smartphone dos perigos da exposição excessiva ao sol e ao calor, prolongando a sua vida útil e assegurando o seu funcionamento ótimo durante mais tempo.
Mas, se o smartphone for exposto ao calor inadvertidamente, há uma solução! Na iServices, conhecemos bem a sensação de “drama” associada ao momento quando surge algum problema técnico com os equipamentos. E, por isso, solucionamos qualquer avaria do seu telemóvel na hora!
A importância do diagnóstico atempado
E porque o diagnóstico atempado de uma avaria pode precaver o agravamento de outros problemas, ou mesmo o surgimento de situações mais graves que impossibilitem a reparação, na iServices, o diagnóstico é gratuito e realizado na hora, independentemente do local de compra do equipamento.
Seja para reparar o telemóvel devido a um ecrã partido, trocar uma bateria viciada, resolver problemas com o som ou com câmara, entre outros, a reparação do telemóvel fica a cargo de uma equipa certificada e com experiência em diversas categorias de reparação multimarca, entre as quais:
Antenas Wi-Fi, Bluetooth, GSM e GPS;
Bateria;
Botões;
Câmara;
Danos líquidos;
Ecrã (vidro);
Face ID;
Porta de ligação ou porta de carregamento;
Problemas de sensores;
Problemas de som;
Outros danos
Na iServices, cuidamos dos smartphones. Conte com lojas em todo o país para a Reparações Apple, na Reparação do seu Samsung, Xiaomi, Huawei, entre muitas outras marcas.