in

Pingo Doce lança novo saco de compras com 80% de plástico reciclado pós-consumo

A partir de janeiro, o Pingo Doce vai substituir o atual saco de plástico vendido nas suas lojas para o transporte de compras por outro feito com, pelo menos, 80% de plástico reciclado pós-consumo.

Com este lançamento, o Pingo Doce promove os princípios da economia circular, ao mesmo tempo que sensibiliza os consumidores para a importância da separação e reciclagem de resíduos. Este saco é um exemplo de como é possível dar uma nova utilidade aos plásticos já utilizados, evitando a produção e, consequente, a entrada no mercado de novo plástico e, por essa via, reduzindo o consumo de recursos fósseis (matéria-prima dos sacos de plástico convencionais).

O lançamento do novo saco plástico faz parte do programa “Amar o Mar”, que agrega todas as iniciativas em prol da preservação dos oceanos que o Pingo Doce leva a cabo. Em colaboração com a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), a cadeia de supermercados iniciou uma ação de limpeza de praias de norte a sul do país. A iniciativa, que terá a duração de um mês, vai envolver várias escolas do primeiro e segundo ciclos e um total de 13 praias, tendo começando no Algarve, nas praias dos Pescadores, da Luz e de Faro, onde foi recolhido um volume de resíduos que encheu seis sacos de 60 litros de lixo. 130 voluntários, incluindo colaboradores da LPN e do Pingo Doce e três escolas, que aderiram ao apelo divulgado em 150 lojas da cadeia, percorreram as três praias algarvias, retirando do areal e da beira-mar beatas, palhinhas, cotonetes, sacos de plástico, embalagens, entre outros resíduos.

Para Gonçalo Duarte Gomes, vice-presidente da direção nacional da LPN, “a mitigação da ameaça colocada pela poluição por plásticos e outros resíduos deve constituir um dos pontos centrais da agenda de todos. Esta ameaça compromete a viabilidade de várias espécies marinhas e o equilíbrio dos ecossistemas, mas também a própria espécie humana. O contributo direto em ações de limpeza como estas é indispensável, mas importa sobretudo intervir na origem do problema, reduzindo a utilização do plástico e apostando noutras alternativas”. Gonçalo Duarte Gomes acrescenta que, “para além da recolha de resíduos, a sensibilização junto do público, em particular dos mais novos, tem um papel igualmente importante para a promoção do desenvolvimento sustentável”.

Teresa Diogo, responsável da área de Ambiente do Pingo Doce, confirma a preocupação da insígnia com a dimensão do problema da poluição dos oceanos e com os elevados impactos que daí resultam para todo o ecossistema e também para a segurança alimentar. “Estas ações conjuntas com a LPN enquadram-se na nossa agenda ambiental, que dá grande prioridade ao tema da gestão dos resíduos, em geral, e do plástico, em particular, especialmente o plástico de utilização única, que é o que mais frequentemente se encontra no mar”.

As próximas ações de limpeza de praias vão decorrer nos dias 24 de outubro (Setúbal e Almada), 26 de outubro (Macedo de Cavaleiros), 31 de outubro (Esposende e Matosinhos), 7 de novembro (Aveiro), 14 de novembro (Alcobaça e Óbidos), 16 de novembro (Oeiras) e 17 de novembro (Sintra).

Vulcano apresenta as recentes inovações a mais de 1.000 parceiros

Preço de 1 litro de Coca-Cola aumenta 3,65% com subida do imposto