De acordo com os dados da MediaMonitor, em setembro, a NOS Comunicações ascendeu à primeira posição da tabela dos maiores anunciantes, responsável por um “share of voice” de 3,9% face ao total do mercado publicitário de TV, rádio, imprensa, outdoor e Internet e de 10,8% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês.
É de salientar que o período de recolha da informação relativa a setembro não foi concluído para todos os meios.
O Continente subiu ao segundo lugar, alcançando 3,5% de “share of voice” face ao total do mercado publicitário e 9,6% face ao total dos 20 maiores anunciantes. Já a Unilever Fima desceu uma posição, para o terceiro lugar, com 2,8% de “share of voice” face ao total do mercado publicitário e 7,7% face ao total dos 20 mais.
1/5 do investimento em 7 anunciantes
Neste mês, um quinto (19,9%) do investimento a preços de tabela foi da responsabilidade de sete anunciantes. Além dos três já mencionados, estão também a Vodafone, o Lidl, a Sistemas McDonald’s Portugal e a Altice Portugal.
Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontram-se seis empresas do grande consumo, quatro da grande distribuição, três de telecomunicações, uma do ramo automóvel, uma do comércio, uma da restauração, uma dos seguros e três de outros sectores. No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por 36,2% da publicidade, a preços de tabela.
Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão, para onde canalizaram 93,1% dos seus budgets. Entre janeiro e setembro, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 85,6% do total.