MyCloma
in

MyCloma lança tote-bag com assinatura ecológica e social

A MyCloma, juntamente com várias IPSS e estabelecimentos prisionais, lança o primeiro artigo próprio: uma tote-bag que junta a ética ambiental e a reinserção social no mesmo projeto.

Estes artigos nascem de restos de roupa já “obsoleta” e são produzidos artesanalmente por utentes e reclusos de várias associações e estabelecimentos prisionais portugueses, para os quais reverte parte do lucro. A Auchan Portugal é o primeiro retalhista a associar-se à venda das novas bolsas.

 

Tote-bag

Desafiados pela MyCloma, o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, a Associação Fios e Desafios e a Betel aceitaram produzir uma tote-bag a partir da roupa que a empresa recebe e que não cumpre os critérios de venda, ficando, assim, inutilizada.

Inês Juvandes, cofundadora da MyCloma, idealizou e desenhou a tote-bag, garantindo que “o objetivo era criar uma peça diferenciadora pelo seu design, com uma identidade própria e irreverente (representada pela mistura de padrões que resultam do trabalho de pachwork), prática e útil”, refere a responsável.

A nova tote-bag – que custa 9,99 euros – destaca-se não só pelo facto de ser produzida integralmente por retalhos de roupa que, noutra circunstância, terminariam num aterro, como também pela sua vertente de capacitação e inserção / reinserção social.

Nesta fase de arranque, a MyCloma doou todo o material necessário e realizou, ao longo dos
últimos meses, vários workshops de formação de costura aos utentes e reclusos envolvidos no projeto, dotando-os de ferramentas profissionais úteis e de um natural orgulho por serem mais úteis para a sociedade e para o meio ambiente.

 

MyCloma

Ana Catarina Monteiro, a jovem empresária de 22 anos que decidiu criar a empresa em 2020, em plena pandemia, salienta que “este é mais um passo no caminho da nossa missão: tornar o nosso Planeta mais sustentável, promovendo hábitos de consumo e de produção mais conscientes e ambientalmente responsáveis. Desde que fundámos a empresa que queremos que a MyCloma seja muito mais do que uma plataforma de compra e venda de roupa em segunda mão e não podíamos estar mais felizes, não só porque lançámos o nosso primeiro artigo, mas também por tudo o que ele representa”.

O primeiro artigo com etiqueta MyCloma já se encontra à venda nos espaços “ReUse” das lojas Auchan aderentes, espalhadas de Norte a Sul do país. Este corner, criado em parceria pela MyCloma e pela Auchan Retail Portugal, prevê combater o desperdício têxtil e promover a economia circular.

ténis

Marca portuguesa de ténis sustentáveis já exporta 50% da sua produção

GS1 Portugal

GS1 Portugal premeia retalhistas e fornecedores com melhores níveis de serviço