in , , ,

Mercados públicos do Grupo SIMAB aumentam lucros e reduzem dívida

Grupo SIMAB

O Grupo SIMAB, empresa pública do Grupo Parpública, gestora das plataformas logísticas e mercados abastecedores de Lisboa, Braga, Évora e Faro, encerrou o último trimestre de 2020 com diminuição da dívida em 11,7%, reforço do resultado líquido em 9,2% e dos seus capitais próprios em seis pontos percentuais.

As contas agora divulgadas, e ainda por auditar, confirmam um resultado líquido consolidado positivo em 5,4 milhões de euros, superior ao quarto trimestre de 2019. Confirma-se, também, a redução da dívida financeira líquida consolidada, no montante superior a 5,2 milhões de euros, situando-se em 39 milhões de euros. Estes números são acompanhados por um forte investimento do grupo em medidas preventivas para fazer frente à situação de pandemia originada pela Covid-19.

O EBITDA consolidado ascendeu a 12 milhões de euros e o EBIT a 7,7 milhões de euros, valores acima do período homólogo. Os rendimentos operacionais consolidados ascenderam a 17 milhões de euros e registaram um aumento, face a 2019, de 95 milhões de euros (0,5%). Para este desempenho positivo face ao quarto trimestre de 2019, contribuiu, essencialmente o aumento dos rendimentos “core” do grupo, as taxas de utilização, que cresceram em 341,2 milhões de euros (2,5%).

 

Pandemia

O peso dos gastos operacionais (CMV, FSE’s e gastos com pessoal) sobre o volume de negócios, situou-se em 28,7 pontos percentuais, praticamente em linha com o registado no ano anterior, 28,6 pontos percentuais, uma evolução impactada pelo contexto de pandemia que Portugal passa.

A destacar, também, a redução da dívida perante o Banco Europeu de Investimento e o reforço dos capitais próprios em seis pontos percentuais, quando comparado com dezembro de 2019, por via dos resultados líquidos obtidos no período.

Hestia

Hestia leva comida premium aos lares dos portugueses

Metro

Metro e Loop lançam solução de embalagem reutilizável