Grupo Ferrero
in

Grupo Ferrero alcança objetivo de obter cacau 100% sustentável

O Grupo Ferrero alcançou o objetivo de obter cacau de forma 100% sustentável. A companhia, que partilhou os últimos desenvolvimentos dos seus compromissos, continua a somar esforços para garantir a total visibilidade e rastreabilidade em toda a cadeia de fornecimento de um dos seus principais ingredientes.

Para além disso, a empresa renovou e ampliou a sua parceria estratégica com a Save the Children, comprometendo-se a um investimento significativo para proteger a infância nas comunidades produtoras de cacau, como a Costa do Marfim.

 

Aquisição sustentável de cacau

Em 2011, a Ferrero comprometeu-se a adquirir 100% dos seus grãos de cacau de forma sustentável, mediante padrões geridos de forma independente, antes do final de 2020, para ajudar a melhorar as condições de vida dos agricultores dedicados à produção de cacau e para fomentar práticas sustentáveis.

Em 2019, a Ferrero ampliou o alcance deste objetivo, de forma a incluir o chocolate adquirido a terceiros, compromisso agora cumprido.

Na prática, isto significa que a Ferrero adquire cacau sustentável garantido por organismos de certificação líderes e por um conjunto de padrões independentes, como a Rainforest Alliance (UTZ), a Fairtrade e a Cocoa Horizons.

 

Rastreabilidade

A Ferrero é capaz de atingir altos níveis de rastreabilidade, desde as explorações agrícolas até aos consumidores. Esta capacidade é devida a uma abordagem que consiste em adquirir a maior parte do seu cacau como grãos crus, realizando todo o seu processamento posterior em centros próprios.

Adicionalmente, os grãos são adquiridos como fisicamente rastreáveis, também denominados “segregados”, de grupos de agricultores específicos. Isto significa que a Ferrero sabe exatamente de que exploração o cacau procede, o que, por sua vez, ajuda a identificar eventuais problemas e a introduzir mudanças positivas no terreno, juntamente com cooperativas e agricultores.

Na temporada de colheita de 2019/2020, a Ferrero conseguiu rastrear mais de 95% da totalidade dos seus grãos de cacau até às explorações específicas que os produziram e avança a passos largos na rastreabilidade do chocolate adquirido a terceiros. Adicionalmente, está a progredir consideravelmente na consecução dos seus propósitos de mapear os agricultores da sua cadeia de abastecimento, como parte do seu compromisso de evitar a desflorestação, e de cobrir os grupos de agricultores com um Sistema de Prevenção e Correção do Trabalho Infantil ou sistemas equivalentes.

Outros dois grandes propósitos estabelecidos no programa da Ferrero consistem no empoderamento das mulheres e na redução da desigualdade entre géneros. Nesse sentido, por exemplo, até à data a Ferrero ajudou cerca de 14 mil membros das comunidades produtoras de cacau, principalmente mulheres, a obter acesso a pequenos empréstimos para atividades de empreendimento empresarial.

 

Save the Children

A Ferrero deseja desenvolver o seu Programa de Valores Agrícolas do Cacau, especialmente no que se refere à proteção dos direitos da infância. É neste âmbito que procedeu à extensão da sua parceria estratégica com a Save the Children, desenvolvendo e ampliando o programa de três anos, lançado em 2017, em 20 comunidades da Costa do Marfim.

Espera-se que o projeto cofinanciado, cujo valor total ascende a oito milhões de euros, tenha uma duração de cinco anos. Calcula-se que beneficiará diretamente 37 mil crianças e adultos, e que chegue a um total de 90 mil pessoas através de diversas atividades de divulgação e consciencialização em massa.

A renovada parceria implicará uma intensificação das atividades em 65 comunidades da região de Haut-Sassandra, na Costa do Marfim, onde a Ferrero adquire uma quantidade significativa de cacau.

A parceria adquire também uma nova dimensão: a Save the Children assume a função de proporcionar orientação estratégica e apoio técnico à Ferrero e aos seus fornecedores para garantir uma abordagem harmonizada à proteção da infancia, ao longo de toda a sua cadeia de abastecimento na Costa do Marfim e no Gana.

Cacaolat

Damm assume o controlo do Grupo Cacaolat

Solo

Hero apresenta gama de alimentação orgânica para bebés