in ,

E-commerce com receitas totais de 4,2 biliões de dólares até ao final de 2022

Foto Shutterstock

De acordo com o Statista Digital Market Outlook, em 2021, o mercado global de e-commerce valia mais de 3,8 biliões de dólares. Até ao final de 2022, atingirá uma receita total de 4,2 biliões de dólares.

A análise estatística mostra uma crescente relevância do comércio eletrónico no negócio global de retalho. Em 2021, o comércio eletrónico representou 16% do total das receitas globais do sector. Ou seja, um em cada seis dólares gastos na compra de bens no retalho, a nível mundial, foi direcionado para o online. Os analistas da Statista esperam, agora, um aumento significativo desta relevância. Na sequência de um aumento de seis pontos percentuais, o comércio eletrónico deverá representar 22% do total das receitas de retalho, em 2022.

 

Ganho de importância em todas as categorias

O comércio eletrónico ganhará importância em todas as categorias de produtos. As categorias pioneiras, como a eletrónica de consumo ou o vestuário, já tinham quotas online elevadas em 2021. 50% das receitas na categoria de eletrónica de consumo foram geradas no comércio eletrónico. Embora a categoria seja bastante madura, prevê-se que a eletrónica de consumo atinja uma quota de receita online de 60%, até 2025.

Por sua vez, as categorias de vestuário e beleza e cuidados pessoais deverão registar taxas semelhantes de crescimento de quota online.

Mas a campeã do crescimento, em termos de quotas online no total das receitas de retalho, é a categoria dos alimentos e bebidas. A quota do comércio eletrónico deverá aumentar de 5%, em 2021, para 7%, em 2025, o que corresponde a um aumento de quase 50%.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Marktest cerveja consumo

Consumo de cerveja artesanal cresce para o valor mais elevado

Comércio mundial

Comércio deverá crescer mais rapidamente em 2022 e 2023 do que durante a década anterior