A Amazon parou a expansão britânica da sua cadeia de supermercados Fresh, da qual a primeira sucursal abriu em março de 2021.
As lojas combinam um supermercado tradicional com a tecnologia “just walk out” sem caixas de saída, pioneira da Amazon Go: não existem caixas registadoras, as compras são automaticamente reconhecidas e pagas através da aplicação Amazon.
Originalmente, a Amazon planeou centenas de lojas no Reino Unido, mas depois de apenas 19 locais, estas ambições já foram abandonadas. A Amazon cessou as negociações para dezenas de novas instalações e abandonou a procura de mais locais, relata o jornal The Sunday Times. Só onde os arrendamentos já foram assinados, serão abertas novas filiais.
Custos demasiado elevados
As vendas nos supermercados Fresh estão abaixo das expectativas e o custo da infra-estrutura, com alta tecnologia, é demasiado elevado para competir com outras lojas de conveniência.
O actual clima económico certamente não ajuda: os consumidores britânicos estão a ser duramente atingidos por uma inflação de dois dígitos e aumentos muito acentuados nos preços dos alimentos. Além disso, diz-se que a gestão está em reestruturação e, segundo o Business Insider, as tensões estão a aumentar com a Whole Foods, cadeia adquirida pela Amazon em 2017.
No entanto, a Amazon procura abrir mais lojas Fresh num futuro próximo, disse uma porta-voz ao The Sunday Times. Os planos devem ser reavaliados dentro de um ano e meio. No entanto, isto significa que a Amazon está, em grande parte, a desistir do Reino Unido: há alguns meses, o gigante do comércio electrónico anunciou o encerramento de todas as suas lojas 4 Star e livrarias, algumas das quais no Reino Unido.