in ,

90% das transações ainda acontecem em loja

90% das transações ainda acontecem no ambiente de loja, embora a maioria dos consumidores use a Internet em algum momento do processo de compra.

Segundo um estudo da empresa espanhola BT sobre o consumidor digital, os retalhistas têm de lidar com um “shopper” sempre conectado e dependente da tecnologia, que consome de modo indistinto nos mundos online e offline. Os dados desmentem, contudo, que as lojas físicas estejam com “morte anunciada”. Não só a esmagadora maioria das transações acontecem na loja, como dois terços dos consumidores visita uma loja física antes ou depois da compra.

Já a Internet assume um papel cada vez mais importante no processo de compra, com os consumidores a recorrerem a sites de comparação de preços, às páginas das lojas, aos motores de busca e às redes sociais para decidir o que e onde comprar. A BT revela que 90% de toda a análise acontece na Web, que é cada vez mais decisiva no momento de estabelecer o percurso seguido pelo “shopper” antes de concluir a compra. O estudo revela, então, que dois em cada três consumidores começam o processo de compra nas páginas das marcas.

A estes dados soma-se o facto dos consumidores estarem cada vez mais ligados aos seus smartphones, que usam crescentemente nos processos de compra. Quatro em cinco inquiridos já compraram pelo menos uma vez através do smartphone, que é também cada vez mais uma ferramenta para o consumo indireto. Os consumidores utilizam-nos cada vez mais enquanto compram nas lojas físicas para se informarem e fazerem comparações sobre os produtos. 54% usa o dispositivo móvel para comparar preços, 48% para procurar informação sobre o produto e 42% para consultar opiniões online a respeito do mesmo.

Neste sentido, o estudo conclui que “o canal retalhista digital de hoje em dia mistura as habilidades online com a experiência em loja”. Até porque 85% dos inquiridos confirmam comprar mais se os colaboradores da loja os ajudarem, o que significa que estes terão de estar cada vez mais informados e munidos de ferramentas que lhes permitam ser mais eficazes, caso dos tablets.

Também no que se refere à conclusão das compras as lojas estão cada vez mais dependentes de tecnologia. De acordo com a BT, em 2017 metade de todas as operações de pagamento passarão através de POS móveis ou através do self-checkout.

Amazon completa a maior transação logística com um único arrendatário no Reino Unido

Bélgica vai reduzir o consumo de calorias em 5%