in

Navigator considerada a empresa mais sustentável do sector Florestal a nível mundial

The Navigator Company

Oiça este artigo aqui:

A The Navigator Company encontra-se no topo da lista das empresas de Paper & Forestry com menor risco ESG para investidores, de acordo com o ESG Risk Rating 2024 da Sustainalytics.

Com uma pontuação de 11,6 neste ranking, a Navigator ocupa o 1º lugar da lista de 85 empresas globais que fazem parte do cluster de indústrias de Paper & Forestry e, igualmente, o 1º lugar no subconjunto de 63 das que integram o cluster Paper & Pulp, estando no top 5% entre mais de 16.200 empresas mundiais em todos os segmentos de atividade.

À data de 12 de julho, a Navigator surge, assim, na franja inferior do nível de risco “baixo”, com a grande maioria dos temas a apresentar-se com risco “negligenciável”. A aposta contínua no reforço das práticas relativas aos aspetos ambientais, sociais e de governance do negócio da empresa traduz-se numa sólida gestão da sua exposição aos riscos ESG, avaliada em mais de 70 indicadores do framework da Sustainalytics, o que permitiu evoluir de forma muito significativa neste rating.

Os ESG Risk Ratings da Sustainalytics medem a performance em sustentabilidade de uma empresa e, para tal, avaliam a exposição aos riscos materiais ESG, relacionados com fatores ambientais, sociais e de governo societário, bem como a forma como a empresa faz a sua gestão.

Os indicadores avaliados abrangem temas relacionados com governo societário, gestão das emissões de carbono, resíduos e efluentes, gestão da água, relações com as comunidades, produtos e serviços, capital humano, saúde e segurança no trabalho, uso da terra e biodiversidade, e governance de stakeholders.

A avaliação e o bom posicionamento da Navigator neste ranking “espelham o trabalho levado a cabo pela empresa, no sentido de integrar a sustentabilidade como prioridade no seu modelo de negócio, demonstrando a capacidade de antecipar e gerir os riscos ESG na condução das suas atividades“, afirma em comunicado. Em 2023, a Navigator já tinha sido classificada como empresa de baixo risco para investidores e reconhecida como uma “ESG Industry Top Rated Company” neste mesmo rating. Mas em 2024 melhorou de forma expressiva a pontuação e o seu posicionamento.

 

Metas de sustentabilidade

A empresa destaca-se ainda como membro do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, organização de elevada relevância global no campo da sustentabilidade e que reúne algumas das maiores empresas do mundo. A Navigator é também a única empresa portuguesa a participar no Forest Solutions Group, grupo sectorial para a floresta daquela organização.

De salientar que, no final de 2022, a empresa viu as suas metas de redução das emissões de gases com efeito de estufa serem aprovadas por parte da Science Based Targets initiative (SBTi), afirmando a sua liderança em sustentabilidade e a sua ambição na procura de soluções para o desafio climático, em linha com a ciência.

Em fevereiro de 2024, a Navigator foi novamente distinguida como líder no combate às alterações climáticas e na gestão florestal, recebendo a classificação de (“A-“) pelo CDP – Disclosure Insight Action.

Ao mesmo tempo, a empresa tem vindo a reafirmar o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social ao assinar o Pacto Mais e Melhores Empresas para Jovens. Este pacto visa criar condições mais favoráveis para a entrada e desenvolvimento dos jovens no mercado de trabalho, promovendo a igualdade de oportunidades e a capacitação profissional.

Também no início deste ano, a Navigator aderiu ao United Nations Global Compact e aos seus 10 princípios focados nas áreas de direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e combate à corrupção, com o objetivo de promoção de uma conduta empresarial responsável.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

APABI azeitona Galega

Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior lança azeitona de mesa Galega

Grupo os Mosqueteiros novas lojas

Grupo os Mosqueteiros investe 13 milhões de euros em Faro e cria 120 postos de trabalho