O Carrefour comprou 30 lojas Makro e 14 estações de serviço no Brasil, por 420 milhões de euros, com o objetivo de acelerar o seu negócio grossista Atacadão.
Dos 30 pontos de venda adquiridos, 22 são em regime de plena propriedade e oito em aluguer. As lojas localizam-se em 17 estados brasileiros, oferecendo “uma complementaridade geográfica sólida com a rede existente do Atacadão”, e totalizam 165 mil metros quadrados. Em 2019, geraram 600 milhões de euros em vendas.
Em comunicado, o grupo francês indica que o negócio permitirá à insígnia de cash & carry ampliar a sua presença, principalmente nas regiões do Rio de Janeiro (sete lojas) e do noroeste (oito lojas). “As novas lojas integrarão a rede atual de 187 pontos de venda do Atacadão, ao mesmo tempo que a empresa mantém o seu forte crescimento orgânico”. A transformação deverá estar concluída nos 12 meses posteriores à conclusão da transação.
O Carrefour espera que as vendas aumentem mais de 60% e otimizar a estrutura de custos para, gradualmente, alcançar níveis de rentabilidade próximos dos do Atacadão. “Esta transação é o movimento mais importante do Grupo Carrefour no Brasil, desde a aquisição do Atacadão, em 2007”, indica Alexandre Bompard, presidente e CEO do grupo francês. Recorde-se que o Brasil é o segundo maior mercado do Carrefour, depois da França.