in

Vendas online do grupo Carrefour aumentam 26% em 2023

Carrefour

O Carrefour registou um lucro líquido atribuível de 1,659 mil milhões de euros, em 2023, um aumento de 23,1% em relação ao ano anterior, enquanto o lucro operacional recorrente caiu 4,7% para 2,264 mil milhões de euros.

A estratégia digital do grupo francês continua a dar frutos e as vendas online cresceram 26%, no ano passado, para 5,3 mil milhões de euros, um crescimento particularmente impulsionado pelos mercados brasileiro e francês, disse o grupo.

Globalmente, as vendas brutas (incluindo IVA), entre janeiro e dezembro, foram de 94,132 mil milhões de euros, num aumento de 3,6% em termos absolutos e de 10,4% em valores comparáveis. A dívida financeira líquida do Carrefour, no final do ano passado, era de 2,56 mil milhões de euros, menos 24,2%.

Em 2023, o Carrefour confirmou a força do seu modelo, num ambiente marcado por uma inflação elevada na Europa, e continuou a melhorar o seu desempenho económico“, afirma Alexandre Bompard, presidente e CEO do grupo, ao mesmo tempo que sublinha o forte impulso nas vendas de marca própria e no comércio eletrónico, bem como a forte disciplina de custos.

O gestor destaca as oportunidades empreendidas em 2023 para fortalecer a posição do Carrefour nos seus principais mercados, em particular com o anúncio das aquisições da Cora e da Match em França, enquanto a integração do Grupo BIG no Brasil está a progredir rapidamente.

A este respeito, o grupo reforçará a sua política de retorno para os acionistas com a proposta de pagamento de um dividendo ordinário de 0,87 euros (um aumento de 55% em relação aos 0,56 euros em 2022), representando um montante total de 600 milhões de euros. Além disso, anunciou a sua intenção de lançar um novo programa de recompra de ações no valor de 700 milhões de euros em 2024.

O Carrefour também destaca o sucesso do seu forte compromisso com os produtos da marca Carrefour e sua linha Simpl de baixo preço, categorias que cresceram três pontos percentuais para representar 36% das vendas de alimentos, aproximando-se da sua meta de 40% definida no plano Carrefour 2026.

O Carrefour encara este novo ano com confiança e continua o seu caminho em direção aos objecivos definidos para 2026“, disse o CEO.

Siga-nos no:

Google News logo

vinho Itália exportação

Exportações de vinho italiano caem 4,4% em volume e 7,3% em valor

La Redoute

Klarna e La Redoute juntam-se para trazer pagamentos flexíveis aos consumidores portugueses