A Autodoc, um dos principais retalhistas online de peças e acessórios para automóveis da Europa, abriu um novo centro logístico em Cheb, na República Checa.
O C27, como é designado, terá capacidade para processar cerca de quatro mil encomendas por dia e cerca de 20 mil peças. A Autodoc tem atualmente mais de 170 funcionários na nova unidade logística e, até ao final do ano, pretende atingir cerca de 200 recursos nos seus quadros, com planos para mais 250 novas contratações em 2024.
O novo armazém, com 27 mil metros quadrados, tem 4.800 espaços para paletes e 30 mil espaços em prateleira com capacidade para armazenar até 120 mil produtos diferentes. “Esta nova localização permite um melhor e mais rápido serviço logístico para a Áustria, Alemanha e sul da Europa. Com o C27, criámos espaço para um maior crescimento, ganhámos flexibilidade e alcançamos um nível de serviço mais elevado para os nossos clientes“, afirma Zdenek Kompanek, diretor geral da Autodoc Logistics Czech s.r.o.
O novo armazém, que atualmente é operado manualmente, será gradualmente automatizado e deverá alcançar uma automatização total até ao final 2025, de forma a melhorar a sua eficiência e aumentar a sua produtividade. Até 45 mil pedidos por dia serão processados no C27.
Expansão Autodoc
Com o novo armazém em Cheb, a Autodoc tem agora três pontos logísticos na Alemanha, Polónia e República Checa, compreendendo no total seis armazéns com um espaço de armazenamento superior a 105 mil metros quadrados.
A Autodoc está disponível em 27 mercados europeus e emprega cerca de cinco mil colaboradores em oito países, incluindo Portugal. A empresa alemã abriu um Tech Hub em Portugal em maio deste ano, no Lagoas Park. A equipa internacional sediada em Lisboa tem a responsabilidade de gerir o desenvolvimento de produtos e serviços técnicos.
Este centro tecnológico foi transferido para Portugal após a guerra na Ucrânia, conta com mais de 100 colaboradores de diferentes nacionalidades a operar, entre as quais ucraniana, russa e moldava, e tem a ambição de se tornar o maior Tech Hub da Europa. Até ao final de 2023, está previsto atingir os 200 colaboradores.